Vereador Joãozinho Lopes visita a ACADEF

Para conhecer a estrutura e verificar as formas de acesso aos serviços oferecidos pela Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF), o vereador Joãozinho Lopes (Progressistas) realizou uma visita à instituição — que também atende o município de Igrejinha pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ACADEF é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, que atua no município de Canoas e no Vale do Sinos, articulando e realizando ações de reabilitação física e inclusão social.
A ACADEF desenvolve a habilitação e reabilitação física e socioprofissional com uma equipe multidisciplinar e intersetorial. Os serviços e atendimentos são delineados para que a pessoa beneficiária alcance sua independência, dentro dos limites impostos pela deficiência ou incapacidade. Seu público é composto por pessoas com deficiência física ou múltipla de qualquer idade.
A instituição possui mais de 19 mil beneficiários cadastrados. A associação, que também atende o público de Igrejinha, possui sede própria totalmente adaptada, dispondo de áreas administrativas e de atendimento ao público, salas de aula, auditório, laboratórios de informática e de técnicas artesanais, ginásio, dependências para eventos e convivência, consultórios e salas de atendimento terapêutico e complexo de hidroterapia.
Todos os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos e seu acesso se dá a partir do encaminhamento direto das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou hospitais do município.

Data de publicação: 18/10/2018