Câmara aprova por unanimidade homenagem à Thereza Olita Braun da Costa

O Projeto de Lei 54/2018, de autoria do vereador Neimar Luiz Parreira (Progressistas), foi votado e aprovado por unanimidade na noite dessa terça-feira (13). A proposição denomina Rua Thereza Olita Braun da Costa o logradouro localizado às margens da ERS-115, no Bairro Casa de Pedra.
Quem foi Thereza Olita Braun da Costa
Thereza Olita Braun da Costa nasceu em 1° de dezembro de 1926, em Taquara. Filha de Antônio e de Maria Cecília Braun, teve 11 irmãos.
Aos 16 anos, ingressou em um colégio interno de freiras, em São Leopoldo. O pagamento dos estudos era feito a partir de trabalhos realizados dentro da própria instituição.
Em 1944, ao visitar a família, que continuava residindo em Taquara, Thereza participou de uma Festa do Divino realizada na Igreja Matriz. Na celebração, conheceu Pedro Diniz da Costa — com quem se casou em 26 de setembro de 1946.
Após a união, os dois passaram a morar na Fazenda Pires. Em 1956, receberam o pequeno Enedir Darci de Oliveira, de 2 anos e 10 meses, completando a família.
Residiram na Fazenda Pires até 1959. Com suas reservas econômicas, adquiriram 21 hectares de terra no local onde hoje se localiza o Bairro Casa de Pedra, em Igrejinha. Ali, montaram um tambo de leite, cultivaram milho, aipim, batata. Também criaram porcos e galinhas.
O tambo de leite foi mantido até 1982, quando vieram as aposentadorias do casal. A partir disso, passaram a criar gado de corte.
Junto à família Marcon, doaram áreas de terra e construíram a Capela São Pedro da Casa de Pedra.
Thereza faleceu aos 89 anos de idade, em 6 de dezembro de 2015.

Data de publicação: 14/11/2018

Créditos das Fotos: Eduardo Pereira