Guto Scherer propõe ações relacionadas a educação em tempo de coronavírus

Acompanhando a situação da educação, que está com as aulas suspensas desde o dia 23 de março, o vereador Guto Scherer (MDB) protocolou três medidas relacionadas à área. As três indicações foram aprovadas na última Sessão Ordinária, realizada dia 14 de abril, e seguem para análise do Executivo Municipal. Confira as ações:
1) Destinar a merenda escolar em estoque para famílias carentes do Município, considerando o que não será utilizado devido à suspensão das aulas
Enquanto as aulas estão suspensas, muitos alimentos que foram adquiridos para alimentar nossos alunos podem estar estragando. Sabemos também que em nosso município existem muitas famílias de baixa renda e muitas crianças que costumam ter na escola a sua refeição diária mais completa.
Por isso, uma das nossas sugestões enviadas na carta aberta ao Executivo, foi a de destinar a merenda escolar em estoque para as famílias carentes, considerando o que não será utilizado devido à suspensão das aulas. É importante destacar que, no dia 07 de abril, o governo federal publicou a sanção da Lei 13.987/2020, que possibilita essa distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica devido à pandemia do novo coronavírus.
2) Implantar sistema de atividades a distância na rede municipal de ensino, para minimizar os efeitos dos dias letivos parados, conforme já vem ocorrendo nas escolas estaduais e particulares
Nos moldes do que as escolas estaduais do município já vêm realizando, estamos sugerindo para os anos finais do ensino fundamental a disponibilização de videoaulas e atividades por meio das mais diversas plataformas digitais. Entre os recursos, podem ser citados o Google Classroom, grupos de Whatsapp, Hangouts Meet for Education, Blackboard, entre outras plataformas. Que após mapeamento, sejam oferecidos também arquivos físicos das respectivas aulas para alunos que não tenham conexão com a internet.
Já para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, estamos propondo a utilização das páginas das escolas nas redes sociais para disponibilização de sugestões de atividades para cada faixa etária, ajudando assim os pais a mediarem brincadeiras lúdicas, jogos, atividades e situações variadas de aprendizagem.
Entendemos que nenhuma dessas possibilidades substitui de forma plena a qualidade do ensino presencial, contudo a excepcionalidade do momento que estamos vivendo exige que medidas sejam tomadas com o objetivo de minimizar os prejuízos do isolamento social.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, no parágrafo 4º da artigo 32 estabelece que “o ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais”. Além disso, o Ministério da Educação já anunciou que serão publicadas nesta semana resolução e parecer do Conselho Nacional de Educação regulamentado a modalidade a distância em função do isolamento social.
3) Substituir capacitações previstas para serem realizadas ao longo do ano por formação online durante o período de isolamento social
O Plano de Carreira do Magistério de Igrejinha determina que o Município deve proporcionar, obrigatoriamente, um mínimo de 30 horas anuais de atualização e aperfeiçoamento profissional aos professores. Estamos sugerindo que o momento de suspensão das aulas seja aproveitado para a realização de capacitação online dos docentes. Considerando estudos de epidemiologistas e o contexto do inverno gaúcho, ainda não é possível determinar quais orientações sobre eventos com aglomeração estarão vigentes no mês de julho, por exemplo, para quando está prevista a Jornada Pedagógica da Educação Básica.
Como sugestão de cursos gratuitos de qualidade na área da Educação, sugerimos o portal do Ministério da Educação (http://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar), com possibilidade de ênfase na formação sobre a Base Nacional Curricular Comum, com a qual os professores da nossa rede estão se adaptando (http://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar).

Data de publicação: 17/04/2020

Créditos: Lidiani Lehnen