Câmara de Igrejinha aprova homenagem a Nicolau Engelmann

A partir do Projeto de Lei 50/2018, de autoria dos vereadores Clóvis Werb (Progressistas) e Neimar Luiz Parreira (Progressistas), a Câmara de Igrejinha aprovou por unanimidade homenagem a Nicolau Engelmann.
A proposição nomeou a estrada hoje conhecida como Estrada de Arroio Kampff, no Bairro Rothmann, como Estrada Nicolau Engelmann.
Na ocasião, o empresário e bisneto de Nicolau, Erni Guilherme Engelmann, discursou e apresentou uma breve síntese da vida do homenageado, que foi o 1° Juiz Distrital de Santa Maria do Mundo Novo e combatente na Guerra do Paraguai, tendo residido na localidade da referida estrada.
Erni destacou a importância de laurear aqueles que foram destaque na região, agradecendo a valorização da história e da cultura local pela Câmara.
Quem foi Nicolau Engelmann?
Nascido em em Dois Irmãos em 1° de novembro de 1845, filho de Heinrich Engelmann e Catharina Closs, Nicolau Engelmann foi batizado pelo pastor Haesbert, em 13 de novembro de 1845, na Comunidade Evangélica de Dois Irmãos. Nikolas Closs e Maria Eva Müller foram seus padrinhos.
Nicolau Engelmann serviu à Guarda Nacional pela primeira vez aos 17 anos de idade, tendo sido temporariamente dispensado até que completasse 18 anos.
Numa idade em que a maioria dos jovens queria se divertir, o filho de imigrantes dedicou sua vida à carreira militar.
Nicolau Engelmann, 2° sargento do Corpo de Pantoneiros, tomou parte de todos os combates da Guerra do Paraguai, sempre na linha de frente.
Teve nove filhos com Elisabeth Dienstmann (nascida em 18 de dezembro de 1856, em Hamburgo Velho): Wilhelm Engelmann, nascido em 2 de junho de 1878; Lídia Engelmann, nascida em 30 de dezembro de 1879; Leopoldo Engelmann, nascido em 13 de maio de 1881; Nicolau Engelmann Filho, nascido em 2 de março de 1883; Heinrich Engelmann, nascido em 29 de agosto de 1884; João Engelmann, nascido em 28 de dezembro de 1886; Balduíno Engelmann, nascido em 3 de abril de 1889; Frieda Engelmann, nascida em 3 de abril de 1889; e Theóphilo Engelmann, nascido em 15 de julho de 1898.
Em 1905, Nicolau Engelmann foi nomeado o Primeiro Juiz Distrital de Santa Maria do Mundo Novo e, consequentemente, o primeiro Juiz de Paz da nova colônia, no 4° Distrito de Taquara do Mundo Novo. Exerceu esse cargo honorificamente até 1911 quando, sentindo a velhice se aproximar, talvez pelas prevaricações sofridas na guerra, entregou seu cargo e resolveu recolher-se à casa de seu filho Heinrich. Morreu, após prolongada doença, em 26 de maio de 1920, com 74 anos de idade, deixando oito filhos, 20 netos e duas irmãs.

Data de publicação: 21/08/2018