Presidente do SindIgrejinha participa de reunião de Comissão na Câmara

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes para Calçados de Igrejinha (SindIgrejinha), Erno Luis Feyh, participou da reunião da Comissão Especial de Manutenção de Empregos e Incentivo ao Setor Coureiro-Calçadista nessa quinta-feira (27), representando o Movimento Pró-Calçados RS.
O Movimento busca a equiparação percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) interestadual ao aplicado às indústrias de Santa Catarina e realizou, na terça-feira (25), um encontro com o candidato ao governo do Estado Eduardo Leite. Na ocasião, o Movimento apresentou suas principais reivindicações.
Segundo Feyh, o Rio Grande do Sul é um dos principais polos calçadistas do Brasil, mas o peso da carga tributária tem contribuído para que o Estado perca uma substancial fatia na produção nacional de calçados, além do registro de mudança da produção local para outros Estados.
Na reunião dessa quinta, Feyh entregou aos vereadores um documento que afirma que a desoneração tributária pretendida terá um impacto de 9% no preço de venda da indústria local.
"A equiparação do ICMS com outros Estados para a indústria coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul, evitando a concorrência desleal, é uma demanda antiga dos empresários da região. Ela é essencial para evitar os altos índices de desemprego gerados pela transferência de empresas para outros Estados, com alíquotas menores e incentivos maiores", destacou o vereador Clóvis Werb (Progressistas), presidente da Comissão da Câmara.
A Comissão protocolará uma moção de apoio ao Movimento, que será analisada e votada na próxima reunião ordinária (02/10), reforçando o compromisso pela manutenção dos empregos e pelo incentivo ao setor.

Data de publicação: 28/09/2018