Câmara de Igrejinha aprova Semana Municipal da Educação Financeira

O Projeto de Lei proposto pelo vereador Guto Scherer (MDB), que propõe criar a Semana Municipal da Educação Financeira, foi aprovado por 8 votos a 0. Para o edil, a iniciativa é de extrema importância para contribuir com os ensinamentos ao tema e contribuir, assim, para a vida econômica da população. “Agradeço ao apoio dos colegas vereadores que entenderam a relevância do projeto. Falar sobre dinheiro, organização das finanças, fluxo de caixa e juros compostos, por exemplo, vai contribuir com a saúde financeira dos igrejinhenses. Acredito que as pessoas não precisam viver endividadas, podem ter organização financeira, investir dinheiro, viverem de forma mais saudável.”, pontua.
Ele criou o projeto baseado no fato de que a educação formal não ensina como fazer um planejamento orçamentário de uma casa ou empresa, cálculo de juros compostos para financiamentos ou o entendimento operacional de serviços como cartões de créditos. E esses itens estão diretamente ligados não só ao endividamento da população, mas também às dificuldades em crescer financeiramente.
A criação da Semana Municipal de Educação Financeira visa levar mais conhecimento a comunidade e debater temas referentes ao assunto, buscando gerar uma nova cultura na gestão financeira pessoal e de empreendedores, melhor desempenho na gestão de orçamentos, na compra e venda, em aplicações e investimentos, proporcionando uma melhor desenvoltura na área.
O projeto atende a uma convocação proposta pela 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorreu neste ano entre os dias 20 a 26 de maio. Aproveitando carona nesta iniciativa, que já tem envolvimento de diversas entidades, poderá se criar um espaço ideal para o debate sobre um tema tão primordial e que tanto faz falta na sociedade.

Data de publicação: 01/07/2019

Créditos: Lidiani Lehnen