Semana do Bem-Estar animal: Guto Scherer protocola projeto de lei de microchipagem e estimula ações

Para marcar a Semana do Bem-Estar Animal, realizada na última semana, conforme prevê a Lei 7.706/14, o vereador Guto Scherer, autor da Lei, protocolou um novo projeto que busca melhorias nas políticas públicas. Ele propôs que o município autorize a chipagem de cães, gatos e/ou cavalos, protocolando no Legislativo igrejinhense o Projeto de Lei 017/2019. “A partir da identificação dos animais, será possível estabelecer medidas de controle e fiscalização que garantam ainda mais qualidade no serviço em prol dos bichinhos de estimação”, comenta o vereador.
identificação eletrônica de animais já é adotada em alguns países da Europa, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, a iniciativa vem ganhando forças e sendo aderida em várias cidades, sendo, em algumas, inclusive obrigatório o processo. “A prefeitura de Igrejinha já possui os meios necessários para a realização do procedimento. Assim, a lei vem de encontro a poder regulamentar este processo, garantindo melhorias, especialmente no médio e longo prazo”, declara Scherer.
A proposta prevê que os dados do chip contenham informações gerais sobre o animal e seus proprietários, garantindo mais segurança, qualidade e assertividade em diversos processos no que se refere à saúde e cuidado dos animais. Também é importante para que tenha um controle populacional, destinação de animais apreendidos, resgate, guarda e adoção. Ainda conforme o projeto, todo cão, gato ou cavalo disponibilizado para comercialização e/ou adoção deve estar chipado previamente à transação.
Ações na cidade
Com a divulgação feita da Semana do Bem-Estar Animal, dois espaços que atendem bichinhos resolveram realizar ações para marcarem a data. Na quarta-feira, 14, a Clínica Tardetti, em parceria com a Zoetis e Vetlog Distribuidora, abordou a importância de manter o pet livre de pulgas e carrapatos e da vacinação, com orientações sobre os temas. Também realizou a distribuição de amostras de ração e brindes, além do sorteio de um Simparic (antipulgas). No sábado, a Arca de Noé, em parceria com a Zoetis e Granplus, realizou evento sobre a saúde e qualidade de vida do pet. Importância das vacinas, distribuição de amostras, além de técnicas de adestramento com a presença de um adestrador especializado e doação de cães. “Sempre ficamos felizes em ver que a comunidade se engaja. Esperamos que cada vez mais essa semana seja lembrada com muitas ações que beneficiem nossos amigos de diferentes formas. Agradecemos aos que se envolveram”.

Data de publicação: 20/08/2019

Créditos: Lidiani Lehnen