Projeto Parque Cascata da Solitária será apresentado no Espaço Arte da Câmara de Vereadores

“Quando tive que decidir qual seria o tema para o meu trabalho final de graduação, fui instigado pela minha orientadora a pensar em algum projeto que fosse necessário para minha cidade e que pudesse contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, relembra o arquiteto Roger Samuel da Silva, 32 anos. Foi assim que ele escolheu a área da Cascata da Solitária, no interior de Igrejinha, como seu objeto de estudo. Ao visitar o local, percebeu o enorme potencial turístico e recreativo da área, ao mesmo tempo em que detectou a necessidade de melhorias e de um projeto que o potencialize. O resultado deste trabalho, intitulado Projeto Parque Cascata da Solitária, com imagens projetadas por ele e explicações ficará exposto no Espaço Arte, da Câmara de Vereadores de Igrejinha, a partir de uma indicação do vereador Guto Scherer (MDB), defensor do investimento em turismo na região. A abertura do espaço, com presença do arquiteto, será realizada na próxima segunda-feira, 18, às 20h, no Plenarinho da Casa Legislativa. A exposição ficará disponível ao público gratuitamente mediante agendamento até o dia 02 de dezembro.
“A Cascata possui uma força natural de atrair pessoas para banhar-se nas suas águas e é um dos únicos locais propícios a isto que nossa cidade possui. Pensando nisto, nada mais justo que oferecer um projeto que busque preservar o local e que ofereça ao menos a infraestrutura mínima necessária para aqueles que a visitam, que esta seja preservada para que mais pessoas, assim como as futuras gerações também possam fazer uso deste local”, declara o idealizador. Ele pontua que sua proposta respeita as características naturais e a mata nativa, com estratégias que buscam proteger o local com interferências de baixo impacto, edificações com técnicas naturais e vernaculares, ao mesmo tempo que busca desenvolver o potencial turístico. Roger considera essa exposição como uma oportunidade de mostrar uma das diversas áreas que a arquitetura e o urbanismo atuam, desejando que o projeto possa ser visto pelo maior número de pessoas e, claro, sair do papel. “Poderemos mostrar que nossa cidade possui locais com forte potencial turístico a serem explorados e que podem ajudar a diversificar as fontes de emprego e renda. Acredito que, quanto mais puder mostrar este projeto, maiores serão as chances dele se tornar realidade. Se através da minha profissão puder contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar de nossa comunidade, será um grande objetivo de vida alcançado”, projeta.

Data de publicação: 14/11/2019

Créditos: Lidiani Lehnen