Câmara Municipal realiza Expediente Especial alusivo aos 35 anos do Grupo de Danças Folclóricas Kirchleinburg.

O Expediente proposto pelo Vereador Juliano Müller gerou um colorido especial ao Plenário da Câmara, devido aos trajes típicos, e um encontro de gerações, com ex-integrantes, familiares, e simpatizantes do grupo, de várias faixas etárias.
Jonas Badermann de Lemos e Edgar Poisl foram os professores encarregados dos primeiros ensaios, e se fizeram presentes na cerimônia, relatando como foram as articulações necessárias para formar o grupo em 1984 e a receptividade das pessoas aquela ideia.
Diego Sperb, Presidente do Kirchleinburg atualmente, falou sobre as atividades que o grupo desempenha em suas três categorias (oficial, infantil e juvenil); as apresentações corriqueiras, em cidades do RS, outros estados e até apresentações internacionais.
Ana Paula Petzinger Kunst, mãe de integrante e também ex-membro do grupo, relatou sobre seu trabalho de conclusão de graduação no qual estudou, entre outros aspectos da dança, os impactos sociais das atividades do Kirchleinburg na comunidade igrejinhense.
Também esteve presente a senhora Dorli Krause, esposa do saudoso Lauri Krause, Prefeito idealizador do grupo de danças, que junto à Banda Municipal serviriam, futuramente, de esteio cultural para a Oktoberfest de Igrejinha.
A cerimônia contou com pessoas que estiveram no primeiro ensaio do grupo em 1984, ainda como grupo de danças da SUCI (Sociedade União de Cantores de Igrejinha): Gladis Michaelsen e Liseti Müller (a qual nunca se desligou do grupo, inclusive hoje é coordenadora de danças da agremiação).
A Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), onde o Kirchleinburg desempenha importante papel nas atividades culturais (jogos germânicos, Caminho Cultural, apresentações folclóricas, etc.), esteve representada por seu Vice-Presidente Tiago Petry.
O Vereador Juliano, também ex-membro do grupo, apontou a importância do Kirchleinburg como um colegiado formador de consciência social e da identidade cultural igrejinhense, realizando ações essenciais para o início da Oktoberfest (em 1988) e para a irmanação com a cidade de Simmern, na Alemanha (em 2013). “Em suma o Kirhcleinburg é uma agremiação que constrói cidadania”. Completou o Vereador.

Data de publicação: 29/04/2019

Créditos: Juliano Muller de Oliveira