RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Sat, 19 Oct 2019 12:30:08 -0300 Sat, 19 Oct 2019 12:30:08 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://igrejinha.rs.leg.br/rss Vereador Padilha sugere contratação de engenheiro para evitar novos acidentes na Rua Plínio Salgado Tue, 01 Oct 2019 17:46:01 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereador-padilha-sugere-contratacao-de-engenheiro-para-evitar-novos-acidentes-na-rua-plinio-salgado.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereador-padilha-sugere-contratacao-de-engenheiro-para-evitar-novos-acidentes-na-rua-plinio-salgado.html Visando a segurança dos usuários da via e buscando evitar a ocorrência de novos acidentes na Rua Plínio Salgado, no Bairro Viaduto, o Vereador do Progressistas Carlos Rivelino Karloh (Padilha) apresentou na Reunião Ordinária da última segunda-feira (30) a Indicação de n° 891/2019, sugerindo que se contrate um Engenheiro de Trânsito para buscar soluções aos problemas de segurança da via.
 
Segundo o vereador, “caberá ao Engenheiro de Trânsito analisar e projetar soluções concretas para o tráfego de veículos na Rua Plínio Salgado, levando em consideração o fluxo de veículos e a estrutura do local, buscando evitar novos acidentes”.
 
A proposição foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Executivo para análise.
]]>
PALESTRA VIDA - COM BETO ALBUQUERQUE Fri, 06 Sep 2019 12:38:39 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1165/?palestra-vida---com-beto-albuquerque.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1165/?palestra-vida---com-beto-albuquerque.html Na quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores de Igrejinha promoveu, em parceria com o Instituto Pietro, a palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
 
O evento gratuito é integrante dos Projetos de Socialização da Oktober de Igrejinha, e visou esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e dos transplantes de medula óssea, sendo a palestra ministrada pelo Presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque.
 
Créditos de Imagem: Vanderei Scherer / Assessoria ALRS
]]>
Audiência Pública Fri, 06 Sep 2019 08:17:08 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1164/?audiencia-publica.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1164/?audiencia-publica.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha, por meio da Comissão de Constituição e Justiça, convida os munícipes para participar da audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 063/2019 que “Estabelece as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020.”, a ser realizada no dia 12 de agosto de 2019, às 15h30min, no plenário da Câmara Municipal de Igrejinha.]]> Câmara de Igrejinha promoverá evento para tratar da importância da doação de medula, órgãos e tecido Thu, 29 Aug 2019 18:17:02 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1163/?camara-de-igrejinha-promovera-evento-para-tratar-da-importancia-da-doacao-de-medula-orgaos-e-tecido.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1163/?camara-de-igrejinha-promovera-evento-para-tratar-da-importancia-da-doacao-de-medula-orgaos-e-tecido.html Na próxima quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores de Igrejinha promoverá, em parceria com o Instituto Pietro, a palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
 
O evento é integrante dos Projetos de Socialização da Oktober de Igrejinha, e visa esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e dos transplantes de medula óssea, sendo a palestra ministrada pelo Presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque.
 
SERVIÇO:
O que? Palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
Quando? 05 de setembro, 19h.
Onde? Plenário da Câmara de Vereadores de Igrejinha (Rua Tiradentes, n° 115, Centro)
GRATUITO
]]>
Dezembro Verde contra o abandono de animais Mon, 26 Aug 2019 16:25:54 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1162/?dezembro-verde-contra-o-abandono-de-animais.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1162/?dezembro-verde-contra-o-abandono-de-animais.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha analisa um Projeto de Lei que visa instituir uma campanha anual de conscientização contra o abandono de animais no mês de Dezembro. O PLL 16/19, foi protocolado no dia 12 pelo Vereador Dirceu Valdir Linden Junior (PSD) e cria a campanha intitulada “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais”. A campanha tem como objetivo conscientizar a população de que o descaso, além de uma prática cruel, é crime. A proposta é que a campanha possa ser realizada todo mês de Dezembro, por ser o período em que o número de abandonos aumenta em razão das férias. Estudos indicam que a prática aumenta em até 50% nessa época do ano.
As associações protetoras dos animais trabalham duro na tentativa de diminuir o abandono de animais. O Dezembro Verde tem o objetivo de intensificar essa batalha, por meio de palestras, debates, manifestações e utilização do tema nas redes sociais, para chamar a atenção para o problema. “A ideia central é conscientizar a população, se você decide ter um animal, é responsável pela vida dele” defende o Vereador Dirceu.
Abandonar animais é considerado como maus-tratos, crime previsto no artigo 32 da lei 9.605/98 da Constituição Federal e a pena é de três meses a um ano de detenção. Além disso, é infração municipal sujeita a multa de aproximadamente R$ 2.000,00.
As denúncias de abandonos e maus-tratos a animais podem ser feitas de duas formas: através do e-mail denunciaanimal@igrejinha.rs.gov.br ou por meio de registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, que pode ser feito presencialmente, no bairro Bom Pastor, ou através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br.
]]>
Defensor Público de Igrejinha apresenta Relatório de Atividades para vereadores Fri, 23 Aug 2019 12:32:17 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1161/?defensor-publico-de-igrejinha-apresenta-relatorio-de-atividades-para-vereadores.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1161/?defensor-publico-de-igrejinha-apresenta-relatorio-de-atividades-para-vereadores.html A Reunião das Comissões da Câmara de Vereadores de Igrejinha da última quinta-feira (22) contou com a participação do Defensor Público da Defensoria Pública Regional de Igrejinha, Dr. Sérgio Nodari Monteiro.
 
O Defensor apresentou os números de atendimentos e as frentes de atuação da Defensoria, em atenção ao Planejamento Estratégico 2016-2021 da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), para concretizar objetivos de fomentar ações voltadas à educação em direitos, ampliar a resolução administrativa e reduzir os índices de judicialização das demandas.
 
Somente no primeiro semestre do ano, desde janeiro de 2019 a Defensoria Pública de Igrejinha realizou 3041 atendimentos, produziu mais de 2000 peças processuais, participou de mais de 300 audiências e um plenário de júri. Destes atendimentos, 78% são da área cível, 6% de atendimento criminal, 2% de Execução Penal, 6% na área protetiva da Infância e Juventude e 8% na área de saúde (medicamentos, tratamentos, intervenções cirúrgicas e transferências hospitalares).
 
Segundo Monteiro, o número considerado baixo para a judicialização de demandas na saúde se deve ao fato da parceria entre o Executivo e a instituição na busca pelo acesso aos fármacos aos usuários. “As secretarias do município possuem uma importante participação nos números apresentados, buscando colaborar com a boa execução das políticas públicas de saúde, habitacionais e assistenciais do município. Aqui, a Secretaria de Saúde atualiza constantemente as tabelas de dispensação de fármacos e insumos, de acordo com os protocolos do SUS, e os médicos prescrevem de acordo com a lista, o que evita a judicialização e garante o tratamento imediato aos usuários. Nossa maior intervenção na área se dá em relação a referência hospitalar nos casos de traumatologia, AVC e neurologia, em razão da atuação da Central de Leitos do Estado nestes casos, e já estamos dialogando com as autoridades para buscar alternativas para estas demandas.” - destacou.
 
Outro exemplo da atuação da Defensoria em Igrejinha são as ações realizadas junto ao Residencial Erna Grings e ao Morro do Mico, garantindo o acesso à água para os moradores e procurando organizar as pessoas assentadas ou contempladas em suas novas realidades.
 
OFICINA DAS FAMÍLIAS
 
Lançado em 2018 em Igrejinha, a Oficina das Famílias da Defensoria Pública é um programa de conscientização de direitos e prevenção de litígios, e a participação dos usuários se dá por encaminhamento de atendimentos da DPE e da rede de atendimento do município.
 
Trata-se de uma palestra destinada aos assistidos, que visa a organização das famílias e a conscientização do casal a respeito de seus deveres com o filho, a proteção da mulher e a educação em direitos, desmitificando os direitos e deveres de cada parte. Como resultado deste projeto, a DPE alcança em Igrejinha o índice de 100% de acordos na área das famílias.
]]>
Vereadores participam de Fórum de Acessibilidade da CDL Fri, 23 Aug 2019 08:35:35 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1160/?vereadores-participam-de-forum-de-acessibilidade-da-cdl.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1160/?vereadores-participam-de-forum-de-acessibilidade-da-cdl.html Na última quarta-feira (21/08) os vereadores Joãozinho Lopes (Progressistas), Padilha (Progressistas), Carlinhos Michaelsen (Cidadania), Nuno (PSD) e Juliano Muller de Oliveira (PSB) participaram do III Fórum de Acessibilidade e Negócios, organizado pela CDL Igrejinha e Três Coroas.
 
Com o tema "Acessibilidade como oportunidade de desenvolvimento e negócios", o evento contou com a participação de membros das Apaes de Igrejinha e de Três Coroas, associados do CDL, representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo e comunidade.
 
O evento teve como objetivo principal aproximar empresários e empreendedores das oportunidades que a acessibilidade gera aos empreendimentos, gerando e estimulando intenções e ações para o envolvimento com a economia local e regional.
]]>
Câmara sediou Conferência Municipal de Assistência Social Fri, 23 Aug 2019 08:24:30 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1159/?camara-sediou-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1159/?camara-sediou-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html O Município de Igrejinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (21/08), a X Conferência Municipal de Assistência Social.
 
Os Vereadores prestigiaram o evento, que ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores e serviu para debater a política de assistência social no Município de Igrejinha.
]]>
Igrejinha realizará o 3° Fórum Municipal de Acessibilidade Thu, 22 Aug 2019 14:18:21 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1158/?igrejinha-realizara-o-3-forum-municipal-de-acessibilidade.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1158/?igrejinha-realizara-o-3-forum-municipal-de-acessibilidade.html No dia 28/08 o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá o 3° Fórum Municipal de Acessibilidade. O evento, que tem como tema “o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de saúde”, propõem um debate para a formulação de políticas de inclusão e acessibilidade, destacando a importância de boas práticas para a construção de ferramentas de acessibilidade.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
 
13h - Credenciamento
 
13h30 - Abertura
 
14h - Mesa redonda 'Acesso aos serviços de saúde' com:
Renata Eidelwein – Relações públicas do Hospital Bom Pastor;
Simone do Amaral – Secretária de Saúde de Igrejinha;
Antônio Silva – Jornalista, Pesquisador sobre a relação das pessoas com deficiência na mídia, responsável pela página “Deficiência em Foco”.
 
15:30 h - Coffee break
 
16h - Debate e escolha dos representantes das Pessoas com deficiência para integrarem o conselho.
 
16h45 – Encerramento
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo endereço https://www.sympla.com.br/iii-forum-municipal-de-acessibilidade__593968 .
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:
 
51 3545-8340 ou pelo e-mail: cmdpd.igrejinha.rs@gmail.com.
 
O 3° Fórum de Acessibilidade tem o apoio do Hospital Bom Pastor – HBP, APAE, Secretaria de Saúde de Igrejinha, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social de Igrejinha, Câmara de Igrejinha, Civida e Next Impressões.
]]>
Vereadores participam de encontro das APAEs Wed, 21 Aug 2019 16:33:02 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1157/?vereadores-participam-de-encontro-das-apaes.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1157/?vereadores-participam-de-encontro-das-apaes.html No dia 16 de agosto, a APAE Igrejinha sediou o Encontro das APAEs do VI Conselho, e os Vereadores Joãozinho Lopes (Progressistas) e Juliano Muller de Oliveira (PSB) estiveram presentes no evento.
 
Com a presença de dirigentes de APAEs da região, de diversas autoridades e do Presidente da FEAPAES, Sr. Afonso Tochetto, o evento serviu para debater as ações e demandas da instituição e apresentar a estrutura que a APAE de Igrejinha oferece através da Escola de Educação Especial Raio de Luz, atendendo mais de 100 pessoas, de bebês a idosos, e promovendo a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
]]>