RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Fri, 24 May 2019 14:58:25 -0300 Fri, 24 May 2019 14:58:25 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://igrejinha.rs.leg.br/rss Guto Scherer sugere Semana da Educação Financeira Fri, 24 May 2019 09:05:46 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?guto-scherer-sugere-semana-da-educacao-financeira.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?guto-scherer-sugere-semana-da-educacao-financeira.html O vereador Guto Scherer apresentou ao Legislativo Municipal um Projeto de Lei que pretende criar a Semana Municipal da Educação Financeira. Ele defende a proposta apoiado no fato de que a educação formal não ensina como fazer um planejamento orçamentário de uma casa ou empresa, cálculo de juros compostos para financiamentos ou o entendimento operacional de serviços como cartões de créditos. “Eu aprendi questões como estas apenas na faculdade. Mas nem todas as áreas de estudo tem necessidade destes conhecimentos e, ainda mais, nem todos tem a oportunidade de fazerem uma faculdade. Mas são conhecimentos essenciais para a vida! Acredito que as pessoas não precisam viver endividadas, podem ter organização financeira, investir dinheiro, viverem de forma mais saudável. Precisamos falar sobre dinheiro”, explica.
A criação da Semana Municipal de Educação Financeira, visa levar mais conhecimento a comunidade e debater temas referentes ao assunto, buscando gerar uma nova cultura na gestão financeira pessoal e de empreendedores, melhor desempenho na gestão de orçamentos, na compra e venda, em aplicações e investimentos, proporcionando uma melhor desenvoltura na área.
O projeto atende a uma convocação proposta pela 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorre neste ano entre os dias 20 a 26 de maio. Aproveitando carona nesta iniciativa, que já tem envolvimento de diversas entidades, poderá se criar um espaço ideal para o debate sobre um tema tão primordial e que tanto faz falta na sociedade. A proposta foi protocolada e segue para votação da Casa Legislativa.
]]>
Vereador Neimar participa do 1° Fórum Internacional de Segurança Pública em Novo Hamburgo Mon, 20 May 2019 14:49:35 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?vereador-neimar-participa-do-1-forum-internacional-de-seguranca-publica-em-novo-hamburgo.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?vereador-neimar-participa-do-1-forum-internacional-de-seguranca-publica-em-novo-hamburgo.html Na última quarta-feira, dia 15 de maio, o Vereador Progressista Neimar Luiz Parreira participou do 1º Fórum Internacional de Segurança Pública, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo.
 
O evento, de inscrições gratuitas, foi realizado através do Grupo Sinos e do Movimento #PAZ, e trouxe para o debate um assunto que faz parte diariamente da vida dos cidadãos e dos noticiários em todo país: Segurança Pública.
 
Composto por palestras ministradas pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Edson Brandão (tema: “Direito Penal Fake”) e pelo jornalista Alexandre Garcia (tema: “Quanto vale a vida do brasileiro?”), o fórum também contou com um painel que tratou do tema “Estados Unidos e Brasil: Sucesso e fracasso no combate à criminalidade” com Bruno Carpes e Michael Parker, e teve como propósito reunir nomes de especialistas na área de segurança pública para compartilhar experiências e modelos utilizados com sucesso em outras cidades do mundo na luta contra a criminalidade.
 
O vereador destacou a importância do trabalho conjunto entre a comunidade e autoridades para que ações de segurança pública surtam efeito na prática, e que eventos como este são essenciais para analisar experiências de sucesso e compartilhar conhecimentos, em busca do constante aprimoramento destas ações.
]]>
Representação do Parlamento Municipal no Fórum Gramado de Estudos Turísticos Wed, 15 May 2019 15:37:52 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?representacao-do-parlamento-municipal-no-forum-gramado-de-estudos-turisticos.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?representacao-do-parlamento-municipal-no-forum-gramado-de-estudos-turisticos.html Já reconhecido como um dos grandes eventos do país de debates sobre o Turismo, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos ocorreu nas dependências da ExpoGramado, reunindo palestrantes com experiências internacionais e uma plateia de pessoas de todos os estados do Brasil.
 
Vereadores Igrejinhenses também estiveram lá, conhecendo outras realidades, projeções e tendências do Turismo, no mundo, no país, no estado e nos municípios.
]]>
Vereador Padilha indica criação de grupos de whatsapp para aprimorar segurança no município Mon, 06 May 2019 18:07:07 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?vereador-padilha-indica-criacao-de-grupos-de-whatsapp-para-aprimorar-seguranca-no-municipio.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?vereador-padilha-indica-criacao-de-grupos-de-whatsapp-para-aprimorar-seguranca-no-municipio.html Com o objetivo de criar uma comunicação direta com a Brigada Militar de Igrejinha, o Vereador do Progressistas, Carlos Rivelino Karloh (Padilha), protocolou a indicação de número 307/2019, que foi aprovada por unanimidade.
 
Na proposição, o vereador sugeriu que a participação dependa de um cadastro prévio, com a Brigada Militar do município, para que os moradores possam encaminhar denúncias diretamente à autoridade.
 
A criação do grupo, segundo Padilha, visa reforçar a segurança e auxiliar na mobilidade da cidade, de forma que o participante possa informar qualquer evento suspeito de insegurança nos bairros, aproveitando que em Igrejinha a Brigada Militar já possui celulares com WhatsApp para comunicar ocorrências, sendo o número de contato (51) 9 9682-0803.
 
Grupos semelhantes já são realidade em municípios como Alvorada, com os "Vigilantes do Bem", Cachoeirinha e Porto Alegre. Nos grupos de outros municípios, a orientação em relação à segurança é a mesma, e passada no instante em que um novo membro passa a integrar o grupo: jamais se deve fazer justiça com as próprias mãos ou reagir a assaltos.
]]>
Câmara Municipal realiza Expediente Especial alusivo aos 35 anos do Grupo de Danças Folclóricas Kirc Mon, 29 Apr 2019 18:06:08 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?camara-municipal-realiza-expediente-especial-alusivo-aos-35-anos-do-grupo-de-dancas-folcloricas-kirc.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?camara-municipal-realiza-expediente-especial-alusivo-aos-35-anos-do-grupo-de-dancas-folcloricas-kirc.html O Expediente proposto pelo Vereador Juliano Müller gerou um colorido especial ao Plenário da Câmara, devido aos trajes típicos, e um encontro de gerações, com ex-integrantes, familiares, e simpatizantes do grupo, de várias faixas etárias.
Jonas Badermann de Lemos e Edgar Poisl foram os professores encarregados dos primeiros ensaios, e se fizeram presentes na cerimônia, relatando como foram as articulações necessárias para formar o grupo em 1984 e a receptividade das pessoas aquela ideia.
Diego Sperb, Presidente do Kirchleinburg atualmente, falou sobre as atividades que o grupo desempenha em suas três categorias (oficial, infantil e juvenil); as apresentações corriqueiras, em cidades do RS, outros estados e até apresentações internacionais.
Ana Paula Petzinger Kunst, mãe de integrante e também ex-membro do grupo, relatou sobre seu trabalho de conclusão de graduação no qual estudou, entre outros aspectos da dança, os impactos sociais das atividades do Kirchleinburg na comunidade igrejinhense.
Também esteve presente a senhora Dorli Krause, esposa do saudoso Lauri Krause, Prefeito idealizador do grupo de danças, que junto à Banda Municipal serviriam, futuramente, de esteio cultural para a Oktoberfest de Igrejinha.
A cerimônia contou com pessoas que estiveram no primeiro ensaio do grupo em 1984, ainda como grupo de danças da SUCI (Sociedade União de Cantores de Igrejinha): Gladis Michaelsen e Liseti Müller (a qual nunca se desligou do grupo, inclusive hoje é coordenadora de danças da agremiação).
A Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), onde o Kirchleinburg desempenha importante papel nas atividades culturais (jogos germânicos, Caminho Cultural, apresentações folclóricas, etc.), esteve representada por seu Vice-Presidente Tiago Petry.
O Vereador Juliano, também ex-membro do grupo, apontou a importância do Kirchleinburg como um colegiado formador de consciência social e da identidade cultural igrejinhense, realizando ações essenciais para o início da Oktoberfest (em 1988) e para a irmanação com a cidade de Simmern, na Alemanha (em 2013). “Em suma o Kirhcleinburg é uma agremiação que constrói cidadania”. Completou o Vereador.
]]>
Câmara de Vereadores recebe alunos em momento especial Thu, 25 Apr 2019 17:55:57 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1137/?camara-de-vereadores-recebe-alunos-em-momento-especial.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1137/?camara-de-vereadores-recebe-alunos-em-momento-especial.html Solicitado pelas professoras do educandário, que estão trabalhando em sala de aula sobre a separação dos poderes e sua origem, o Requerimento n° 331/2019, proposto pela Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores que, na tarde desta quinta-feira (25), receberam os alunos do 4º ano da Escola Luterana Redentor para um momento especial de aprendizagem.
 
Os alunos conheceram a função do Legislativo e um pouco sobre cada vereador e suas atribuições, sendo oportunizado aos alunos utilizarem a tribuna, realizarem seus questionamentos diretamente aos vereadores e conhecerem a estrutura da Câmara.
 
O momento especial com os alunos, realizado antes da reunião das comissões, foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara e está disponível no link: https://youtu.be/NUrytW9LJLY
]]>
Comissão de Orçamento e Finanças faz visitas em empresas. Wed, 24 Apr 2019 17:17:22 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1136/?comissao-de-orcamento-e-financas-faz-visitas-em-empresas.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1136/?comissao-de-orcamento-e-financas-faz-visitas-em-empresas.html Na tarde de hoje, quarta-feira,  os Vereadores Carlinhos Michaelsesen, Gilmar Pereira e Padilha realizaram visitas técnicas da Comissão de Orçamento e Finanças no Atelier de Calçados HM Ltda. e LK Calçados Ltda. a fim de conhecer as empresas que poderão ser beneficiadas com terrenos no Bairro Vila Nova, para poderem ampliar suas estruturas, conforme os Projetos n° 031/2019 e 032/2019 do Poder Executivo que estão tramitando na Câmara.
Segundo os membros da comissão, as empresas estão de acordo com os critérios legais exigidos para receberem este tipo de incentivo e que os dois projetos poderão receber pareceres favoráveis para que possam ser apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça na próxima Reunião Ordinária da COF que ocorrerá no dia de amanhã.
]]>
Joãozinho Lopes participa de inauguração do Polo FEEVALE Digital em Igrejinha Wed, 17 Apr 2019 16:32:32 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1135/?joaozinho-lopes-participa-de-inauguracao-do-polo-feevale-digital-em-igrejinha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1135/?joaozinho-lopes-participa-de-inauguracao-do-polo-feevale-digital-em-igrejinha.html Na tarde desta terça-feira (16) o vereador Progressista e atual Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha Joãozinho Lopes participou da inauguração do polo Feevale Digital em Igrejinha, uma nova modalidade de educação a distância a partir de metodologias próprias da instituição de ensino.
 
Ao todo foram criados 10 polos em diferentes municípios da região, com investimento inicial de cerca de R$ 3,7 milhões, e um polo na cidade de Dongguan, na China.
 
Neste primeiro momento, são ofertados dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações, e a oferta seguirá em expansão no polo localizado na Rua João Corrêa, nº 548, bairro Centro.
 
Através de uma parceria com o Município de Igrejinha prevê desconto de 40% no valor do crédito/mensalidade dos cursos de licenciatura para professores sem formação superior e desconto de 45% em cursos de graduação para os funcionários da área de segurança pública de Igrejinha.
 
Segundo Cléber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, a iniciativa da Feevale auxiliará no desenvolvimento do município, bem como de profissionais de toda a região beneficiada pelos polos.
]]>
Câmara de Vereadores recebe sarau como atração da Semana do Livro e da Leitura Tue, 16 Apr 2019 13:39:57 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1134/?camara-de-vereadores-recebe-sarau-como-atracao-da-semana-do-livro-e-da-leitura.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1134/?camara-de-vereadores-recebe-sarau-como-atracao-da-semana-do-livro-e-da-leitura.html O livro e a leitura como agentes de transformação” é o tema de um sarau que será realizado na próxima segunda-feira, dia 22 de abril, às 19h30. Para conduzir com maestria as leituras estarão presentes os escritores da Alici (Associação Lítero Cultural Igrejinhense) e as canções tem como protagonistas Tay Correa e Giácomo Velasques. O evento integra a programação da Semana do Livro e da Leitura e é promovido pelo gabinete do vereador Guto Scherer. O evento é aberto ao público e gratuito.
Para o autor da lei que instituiu a Semana do Livro e da Leitura, vereador Guto Scherer (MDB), é essencial estimular o hábito da leitura a crianças e adolescentes. “Vemos os livros como essenciais na vida das pessoas. Entendemos que devemos tratar esse assunto com carinho, colocando em debate e promovendo ações que despertem o interesse para a leitura”.
Estão programados ainda bate-papos com escritores e professores em escolas, além de doação de livros. Entre os convidados, estão o escritor Dilan Camargo e da professora do curso de Letras da Faccat, de especialista em Literatura, Juliana Strecker. Neste ano, a Semana do Livro e da Leitura ocorre de 22 a 26 de abril.
]]>
Segundo informação da EGR poderá ser iniciado em breve o projeto de melhoria e aumento da capacidade Mon, 15 Apr 2019 13:13:32 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1133/?segundo-informacao-da-egr-podera-ser-iniciado-em-breve-o-projeto-de-melhoria-e-aumento-da-capacidade.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1133/?segundo-informacao-da-egr-podera-ser-iniciado-em-breve-o-projeto-de-melhoria-e-aumento-da-capacidade.html Após reuniões e tratativas com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado, na manhã desta sexta-feira (12) os Vereadores Progressistas Clóvis Werb e Neimar Luiz Parreira receberam o retorno de suas demandas com o Governo.
 
Através de ofício, o Secretário do Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, encaminhou a manifestação da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), que informa que a licitação para contratação do projeto de capacidade de Taquara-Igrejinha encontra-se na Gerência de Licitações, estando na fase de publicidade da empresa vencedora e que, não havendo recursos administrativos ou judiciais, a contratação poderá ser efetivada até o final de abril.
 
Segundo os vereadores, o projeto de aumento da capacidade de fluxo de veículos na ERS-115 é importante para o desenvolvimento econômico da região, não somente por existirem diversas indústrias e comércios em seu entorno, mas também por fazer parte de uma rota turística que serve como principal ligação entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias, recebendo intensos fluxos de veículos durante todo o ano.
]]>