RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Fri, 19 Jul 2019 20:42:30 -0300 Fri, 19 Jul 2019 20:42:30 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://igrejinha.rs.leg.br/rss Professor Elton Krause participará da reunião ordinária da próxima terça-feira (09) Tue, 09 Jul 2019 13:02:11 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1147/?professor-elton-krause-participara-da-reuniao-ordinaria-da-proxima-terca-feira-09.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1147/?professor-elton-krause-participara-da-reuniao-ordinaria-da-proxima-terca-feira-09.html Atendendo ao requerimento do Vereador Neimar Luiz Parreira (Progressistas), o Professor Universitário e Advogado Elton Krause (OAB/RS 8.141), professor de Direito Administrativo, Constitucional e Eleitoral, com atuação em Universidades no Curso de Direito (Unisinos, Feevale, ULBRA e UCS) desde 1988, escritor e palestrante, irá se manifestar e divulgar seu novo livro "Manual do Vereador - uma Visão Político-Administrativa", na Reunião Ordinária do dia 09 de julho de 2019, que acontecerá, excepcionalmente nesta semana, a partir das 17h.
 
Elton já foi vereador em São Leopoldo por seis anos e atualmente atua como procurador jurídico de diversos municípios. Com uma longa carreira acadêmica, já atuou nas universidades Feevale, Unisinos, UCS e Ulbra, essencialmente nas áreas jurídicas e administrativas. O advogado está passando pelas Câmaras de Vereadores de diversos municípios para falar de sua obra, e a palestra não terá custo algum à Câmara Municipal.
Segundo Elton Krause, a obra de 185 páginas tem como objetivo propagar a divulgação de ferramentas úteis para o exercício da função de vereador, visando a preparação do cidadão na busca de capacitação política, não apenas aos interesses de uma comunidade, mas na construção de uma sociedade justa e fraterna.
A obra foi publicada pela Editora Amstad (registro junto ao ISBN 978-85-88134-41-6), e busca auxiliar os Vereadores e Suplentes no exercício da função legislativa. Nela são tratados assuntos sobre 'direitos políticos, atribuições, proibições e incompatibilidades, a arte de falar em público, prerrogativas e responsabilidades, a licença, o salário, crimes de responsabilidade, atos de conduta, processo legislativo municipal e suas formas de participação' e muitos outros temas, sempre acompanhados por uma especializada matéria legislativa. No livro, o autor também relaciona modelos de projetos de leis, moções, indicações, requerimentos, projetos à lei orgânica municipal, inclusive um modelo de Estatuto de Associação de Moradores de Bairro/Vila, visando auxiliar aos que atuam no Poder Legislativo municipal.
]]>
Vereadores participam de solenidades em homenagem aos 50 anos da ASPEUR/FEEVALE Thu, 04 Jul 2019 13:51:11 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1146/?vereadores-participam-de-solenidades-em-homenagem-aos-50-anos-da-aspeurfeevale.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1146/?vereadores-participam-de-solenidades-em-homenagem-aos-50-anos-da-aspeurfeevale.html A Aspeur/FEEVALE completou 50 anos, e os Vereadores de Igrejinha prestigiaram as solenidades realizadas na Assembléia Legislativa (26/06) e na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo (03/07) em homenagem à instituição.
 
Instituição comunitária e inovadora, a Universidade Feevale oferece cursos de graduação, qualificação e desenvolvimento, idiomas, especialização, MBA, mestrado e doutorado, e ainda mantém uma Escola de Aplicação com educação básica e profissionalizante. Nos diferentes níveis de ensino em que atua, tem o compromisso de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Em seus quase 50 anos de história, a Feevale estabeleceu importantes parcerias nacionais e internacionais na busca de atender, de forma qualificada, às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas da região na qual está inserida.
 
A cidade de Igrejinha conta com um Polo de Educação EAD (Feevale Digital), inaugurado em 16/04/2019, contando com estruturas que apoiam os alunos e abrigam as atividades presenciais dos cursos oferecidos: dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações. Todos seguem uma nova modalidade de educação a distância, a partir de metodologias próprias, que a universidade lançou em dezembro passado.
]]>
Câmara de Igrejinha aprova Semana Municipal da Educação Financeira Mon, 01 Jul 2019 16:48:10 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1145/?camara-de-igrejinha-aprova-semana-municipal-da-educacao-financeira.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1145/?camara-de-igrejinha-aprova-semana-municipal-da-educacao-financeira.html O Projeto de Lei proposto pelo vereador Guto Scherer (MDB), que propõe criar a Semana Municipal da Educação Financeira, foi aprovado por 8 votos a 0. Para o edil, a iniciativa é de extrema importância para contribuir com os ensinamentos ao tema e contribuir, assim, para a vida econômica da população. “Agradeço ao apoio dos colegas vereadores que entenderam a relevância do projeto. Falar sobre dinheiro, organização das finanças, fluxo de caixa e juros compostos, por exemplo, vai contribuir com a saúde financeira dos igrejinhenses. Acredito que as pessoas não precisam viver endividadas, podem ter organização financeira, investir dinheiro, viverem de forma mais saudável.”, pontua.
Ele criou o projeto baseado no fato de que a educação formal não ensina como fazer um planejamento orçamentário de uma casa ou empresa, cálculo de juros compostos para financiamentos ou o entendimento operacional de serviços como cartões de créditos. E esses itens estão diretamente ligados não só ao endividamento da população, mas também às dificuldades em crescer financeiramente.
A criação da Semana Municipal de Educação Financeira visa levar mais conhecimento a comunidade e debater temas referentes ao assunto, buscando gerar uma nova cultura na gestão financeira pessoal e de empreendedores, melhor desempenho na gestão de orçamentos, na compra e venda, em aplicações e investimentos, proporcionando uma melhor desenvoltura na área.
O projeto atende a uma convocação proposta pela 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorreu neste ano entre os dias 20 a 26 de maio. Aproveitando carona nesta iniciativa, que já tem envolvimento de diversas entidades, poderá se criar um espaço ideal para o debate sobre um tema tão primordial e que tanto faz falta na sociedade.
]]>
Vereadores participam de cerimônia de entrega de viaturas para a Brigada Militar Mon, 03 Jun 2019 14:35:53 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?vereadores-participam-de-cerimonia-de-entrega-de-viaturas-para-a-brigada-militar.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1144/?vereadores-participam-de-cerimonia-de-entrega-de-viaturas-para-a-brigada-militar.html Na tarde da última sexta-feira (31/05), os vereadores participaram da solenidade de entrega de três viaturas para a Brigada Militar. A solenidade de entrega dos veículos aconteceu junto à sede da Brigada Militar e contou com a presença de autoridades municipais, integrantes da corporação policial, o presidente da Amifest em 2018, Luis Schüler, e o presidente em 2019 da entidade, Ezequiel Stein, que foi vice no ano passado.
 
Em sua última edição, a Oktoberfest repassou R$ 280 mil às entidades de segurança de toda a região.
 
Na solenidade, ao todo, foram entregues três viaturas, sendo dois veículos adquiridos com recursos da 31ª Oktoberfest e um através de emenda parlamentar da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados.
 
A viatura Fiat Palio Wekeend, destinada ao policiamento ostensivo, foi entregue ainda na segunda-feira (27), em Esteio, durante ato do governo do Estado no Parque Assis Brasil, em que a Secretaria da Segurança Pública destinou veículos para vários municípios a partir das verbas que foram encaminhadas pelos deputados.
Através dos lucros da Oktoberfest em 2018, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) entregou um veículo GM Cobalt, que será utilizado nas atividades de policiamento ostensivo da Brigada Militar de Igrejinha, e uma camionete GM S10, que será empregada pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) com atuação em todos os municípios de abrangência do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT).
]]>
Câmara realiza expediente especial em homenagem aos 30 anos do Kis um Gole Wed, 29 May 2019 17:43:25 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1143/?camara-realiza-expediente-especial-em-homenagem-aos-30-anos-do-kis-um-gole.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1143/?camara-realiza-expediente-especial-em-homenagem-aos-30-anos-do-kis-um-gole.html Na noite da última terça-feira (28), atendendo ao requerimento do Vereador Padilha (Progressistas), a Câmara de Vereadores realizou um Expediente Especial em homenagem aos 30 anos do time de futebol igrejinhense Kis Um Gole, fundado em 24 de maio de 1989.
 
O time, que na terceira edição da Oktoberfest de Igrejinha (1990) foi um dos responsáveis pelas choppeiras da festa, levando mais de 80 voluntários para trabalhar, chegou a ter mais de 100 sócios ativos, e hoje conta com 30 sócios, dentre eles o Vereador Carlos Rivelino Karloh (Padilha), que está no time há aproximadamente 10 anos.
 
Pelo Kis Um Gole, já passou o Deputado Estadual Dalciso Oliveira, considerado o goleador do time na década de 90 e eleito vereador no município de Igrejinha quando ainda membro ativo do time. 
 
Sempre participativos, na década de 90 treinavam, além do futebol de campo, que mantém o time até os dias atuais, sinuca, vôlei, canastra, futebol sete, ping-pong e bocha, modalidade na qual sagraram-se campeões em um campeonato municipal.
 
Em sua história, já tiveram como presidentes José Antônio Macedo (in memoriam), Ricardo Berti, Renato Marmitt, Delmar Valter Schwermann, Jorge Brusius, Alexandre Frohlich e João Oliveira, e entre os membros fundadores, dentre outros membros, estão José Antônio Macedo (in memoriam), Luis Fernando Santos de Souza, Valdir da Silva (Maguila), Marcos Foscarini (Marquinhos), Paulo da Silva (Paulão), João Foscarini, Ademir Santos de Souza (Cafú) e Jairo Schwermann (Charips).
]]>
Guto Scherer sugere Semana da Educação Financeira Fri, 24 May 2019 09:05:46 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?guto-scherer-sugere-semana-da-educacao-financeira.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1142/?guto-scherer-sugere-semana-da-educacao-financeira.html O vereador Guto Scherer apresentou ao Legislativo Municipal um Projeto de Lei que pretende criar a Semana Municipal da Educação Financeira. Ele defende a proposta apoiado no fato de que a educação formal não ensina como fazer um planejamento orçamentário de uma casa ou empresa, cálculo de juros compostos para financiamentos ou o entendimento operacional de serviços como cartões de créditos. “Eu aprendi questões como estas apenas na faculdade. Mas nem todas as áreas de estudo tem necessidade destes conhecimentos e, ainda mais, nem todos tem a oportunidade de fazerem uma faculdade. Mas são conhecimentos essenciais para a vida! Acredito que as pessoas não precisam viver endividadas, podem ter organização financeira, investir dinheiro, viverem de forma mais saudável. Precisamos falar sobre dinheiro”, explica.
A criação da Semana Municipal de Educação Financeira, visa levar mais conhecimento a comunidade e debater temas referentes ao assunto, buscando gerar uma nova cultura na gestão financeira pessoal e de empreendedores, melhor desempenho na gestão de orçamentos, na compra e venda, em aplicações e investimentos, proporcionando uma melhor desenvoltura na área.
O projeto atende a uma convocação proposta pela 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorre neste ano entre os dias 20 a 26 de maio. Aproveitando carona nesta iniciativa, que já tem envolvimento de diversas entidades, poderá se criar um espaço ideal para o debate sobre um tema tão primordial e que tanto faz falta na sociedade. A proposta foi protocolada e segue para votação da Casa Legislativa.
]]>
Vereador Neimar participa do 1° Fórum Internacional de Segurança Pública em Novo Hamburgo Mon, 20 May 2019 14:49:35 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?vereador-neimar-participa-do-1-forum-internacional-de-seguranca-publica-em-novo-hamburgo.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1141/?vereador-neimar-participa-do-1-forum-internacional-de-seguranca-publica-em-novo-hamburgo.html Na última quarta-feira, dia 15 de maio, o Vereador Progressista Neimar Luiz Parreira participou do 1º Fórum Internacional de Segurança Pública, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo.
 
O evento, de inscrições gratuitas, foi realizado através do Grupo Sinos e do Movimento #PAZ, e trouxe para o debate um assunto que faz parte diariamente da vida dos cidadãos e dos noticiários em todo país: Segurança Pública.
 
Composto por palestras ministradas pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Edson Brandão (tema: “Direito Penal Fake”) e pelo jornalista Alexandre Garcia (tema: “Quanto vale a vida do brasileiro?”), o fórum também contou com um painel que tratou do tema “Estados Unidos e Brasil: Sucesso e fracasso no combate à criminalidade” com Bruno Carpes e Michael Parker, e teve como propósito reunir nomes de especialistas na área de segurança pública para compartilhar experiências e modelos utilizados com sucesso em outras cidades do mundo na luta contra a criminalidade.
 
O vereador destacou a importância do trabalho conjunto entre a comunidade e autoridades para que ações de segurança pública surtam efeito na prática, e que eventos como este são essenciais para analisar experiências de sucesso e compartilhar conhecimentos, em busca do constante aprimoramento destas ações.
]]>
Representação do Parlamento Municipal no Fórum Gramado de Estudos Turísticos Wed, 15 May 2019 15:37:52 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?representacao-do-parlamento-municipal-no-forum-gramado-de-estudos-turisticos.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1140/?representacao-do-parlamento-municipal-no-forum-gramado-de-estudos-turisticos.html Já reconhecido como um dos grandes eventos do país de debates sobre o Turismo, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos ocorreu nas dependências da ExpoGramado, reunindo palestrantes com experiências internacionais e uma plateia de pessoas de todos os estados do Brasil.
 
Vereadores Igrejinhenses também estiveram lá, conhecendo outras realidades, projeções e tendências do Turismo, no mundo, no país, no estado e nos municípios.
]]>
Vereador Padilha indica criação de grupos de whatsapp para aprimorar segurança no município Mon, 06 May 2019 18:07:07 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?vereador-padilha-indica-criacao-de-grupos-de-whatsapp-para-aprimorar-seguranca-no-municipio.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1139/?vereador-padilha-indica-criacao-de-grupos-de-whatsapp-para-aprimorar-seguranca-no-municipio.html Com o objetivo de criar uma comunicação direta com a Brigada Militar de Igrejinha, o Vereador do Progressistas, Carlos Rivelino Karloh (Padilha), protocolou a indicação de número 307/2019, que foi aprovada por unanimidade.
 
Na proposição, o vereador sugeriu que a participação dependa de um cadastro prévio, com a Brigada Militar do município, para que os moradores possam encaminhar denúncias diretamente à autoridade.
 
A criação do grupo, segundo Padilha, visa reforçar a segurança e auxiliar na mobilidade da cidade, de forma que o participante possa informar qualquer evento suspeito de insegurança nos bairros, aproveitando que em Igrejinha a Brigada Militar já possui celulares com WhatsApp para comunicar ocorrências, sendo o número de contato (51) 9 9682-0803.
 
Grupos semelhantes já são realidade em municípios como Alvorada, com os "Vigilantes do Bem", Cachoeirinha e Porto Alegre. Nos grupos de outros municípios, a orientação em relação à segurança é a mesma, e passada no instante em que um novo membro passa a integrar o grupo: jamais se deve fazer justiça com as próprias mãos ou reagir a assaltos.
]]>
Câmara Municipal realiza Expediente Especial alusivo aos 35 anos do Grupo de Danças Folclóricas Kirc Mon, 29 Apr 2019 18:06:08 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?camara-municipal-realiza-expediente-especial-alusivo-aos-35-anos-do-grupo-de-dancas-folcloricas-kirc.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1138/?camara-municipal-realiza-expediente-especial-alusivo-aos-35-anos-do-grupo-de-dancas-folcloricas-kirc.html O Expediente proposto pelo Vereador Juliano Müller gerou um colorido especial ao Plenário da Câmara, devido aos trajes típicos, e um encontro de gerações, com ex-integrantes, familiares, e simpatizantes do grupo, de várias faixas etárias.
Jonas Badermann de Lemos e Edgar Poisl foram os professores encarregados dos primeiros ensaios, e se fizeram presentes na cerimônia, relatando como foram as articulações necessárias para formar o grupo em 1984 e a receptividade das pessoas aquela ideia.
Diego Sperb, Presidente do Kirchleinburg atualmente, falou sobre as atividades que o grupo desempenha em suas três categorias (oficial, infantil e juvenil); as apresentações corriqueiras, em cidades do RS, outros estados e até apresentações internacionais.
Ana Paula Petzinger Kunst, mãe de integrante e também ex-membro do grupo, relatou sobre seu trabalho de conclusão de graduação no qual estudou, entre outros aspectos da dança, os impactos sociais das atividades do Kirchleinburg na comunidade igrejinhense.
Também esteve presente a senhora Dorli Krause, esposa do saudoso Lauri Krause, Prefeito idealizador do grupo de danças, que junto à Banda Municipal serviriam, futuramente, de esteio cultural para a Oktoberfest de Igrejinha.
A cerimônia contou com pessoas que estiveram no primeiro ensaio do grupo em 1984, ainda como grupo de danças da SUCI (Sociedade União de Cantores de Igrejinha): Gladis Michaelsen e Liseti Müller (a qual nunca se desligou do grupo, inclusive hoje é coordenadora de danças da agremiação).
A Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), onde o Kirchleinburg desempenha importante papel nas atividades culturais (jogos germânicos, Caminho Cultural, apresentações folclóricas, etc.), esteve representada por seu Vice-Presidente Tiago Petry.
O Vereador Juliano, também ex-membro do grupo, apontou a importância do Kirchleinburg como um colegiado formador de consciência social e da identidade cultural igrejinhense, realizando ações essenciais para o início da Oktoberfest (em 1988) e para a irmanação com a cidade de Simmern, na Alemanha (em 2013). “Em suma o Kirhcleinburg é uma agremiação que constrói cidadania”. Completou o Vereador.
]]>