RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Thu, 30 Oct 2025 18:03:30 -0300 Thu, 30 Oct 2025 18:03:30 -0300 Visaoi https://igrejinha.rs.leg.br/rss Vereadora Neidi comemora instalação de Banco Vermelho no Parque da Oktoberfest Wed, 22 Oct 2025 15:01:11 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1276/?vereadora-neidi-comemora-instalacao-de-banco-vermelho-no-parque-da-oktoberfest.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1276/?vereadora-neidi-comemora-instalacao-de-banco-vermelho-no-parque-da-oktoberfest.html Igrejinha está vivendo os dias mais alegres do ano com a realização da 36ª Oktoberfest de Igrejinha. A festa movimenta o Parque de Eventos Almiro Grings com a comunidade local e turistas vindos dos mais variados locais, inclusive de fora do Rio Grande do Sul. Na entrada que vai para o Parque de Diversões um banco vermelho chama atenção. Ele faz parte de uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que existe em vários locais e, no município, foi proposta pela vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP).
 
Além de protocolar o projeto na Câmara de Vereadores e buscar uma representatividade de lei para a campanha, ela vem estimulando e promovendo reflexão para a causa. “Eu defendo as políticas públicas para as mulheres no meu mandato e por isso sempre me uno a ações de combate à violência contra as mulheres, dentro do que me compete como vereadora. Fico muito alegre em ter o pedido para o banco instalado no Parque de Eventos Almiro Grings, contando com a grande visibilidade que a Oktoberfest tem. Agora, meu objetivo é que seja instalado em mais locais, colocando esse assunto ainda mais em evidência em nossa cidade”, declara. 
 
Este é o segundo banco instalado desde que a vereadora iniciou as articulações e pedidos nesse sentido. O primeiro está na Praça Dona Helena Leão, no bairro 15 de Novembro. “Agora a nossa mobilização é para que empresas, escolas e instituições das mais diversas também instalem ou pintem um banco com a cor e se somem à esta importante e necessária causa”, pede.
 
O Projeto Banco Vermelho busca ser um instrumento permanente de visibilidade, reflexão e enfrentamento à violência de gênero, representado por bancos pintados de vermelho.
]]>
Vereadora Ana Oliveira comemora aprovação do projeto “Farmácia Solidária” Wed, 22 Oct 2025 14:55:02 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1275/?vereadora-ana-oliveira-comemora-aprovacao-do-projeto-farmacia-solidaria.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1275/?vereadora-ana-oliveira-comemora-aprovacao-do-projeto-farmacia-solidaria.html A vereadora Ana Oliveira (PSB) comemorou a aprovação do projeto Farmácia Solidária, votado durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última semana (14 de outubro). A iniciativa, descrita no Projeto de Lei do Legislativo nº 039/2025, tem como objetivo recolher medicamentos em bom estado e dentro do prazo de validade, destinando-os a pessoas em situação de vulnerabilidade social que não têm condições de adquiri-los.

O projeto estimula a doação de remédios não utilizados pela população, evitando o desperdício e promovendo um gesto de solidariedade capaz de transformar vidas. “Muitas vezes, um simples comprimido que sobra na casa de alguém pode significar o alívio da dor para outra pessoa. A Farmácia Solidária vem para unir solidariedade e responsabilidade social”, destacou a vereadora, que considera a proposta um passo importante para ampliar o acesso à saúde e fortalecer a rede de apoio comunitário.

De acordo com o texto aprovado, entende-se por Farmácia Solidária um programa de interesse público destinado à coleta, reaproveitamento, controle e redistribuição de medicamentos não vencidos, observadas as normas sanitárias vigentes. “A ideia é que os medicamentos arrecadados passem por triagem e sejam distribuídos com segurança, seguindo todas as exigências da Vigilância Sanitária”, reforçou Ana Oliveira.
 
O projeto também prevê ações voltadas a:
  • ampliar o acesso a medicamentos à população em vulnerabilidade social;
  • reduzir o desperdício e o descarte inadequado de medicamentos;
  • estimular a cooperação entre comunidade, farmácias, unidades de saúde, entidades sociais e empresas;
  • promover campanhas educativas sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos.
Para a vereadora, a aprovação da proposta representa mais um avanço para o município de Igrejinha. “Com a Farmácia Solidária, damos um passo importante rumo a uma cidade mais humana, consciente e solidária”, concluiu.
]]>
Câmara de Igrejinha realiza evento alusivo ao Outubro Rosa Wed, 15 Oct 2025 14:27:37 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1274/?camara-de-igrejinha-realiza-evento-alusivo-ao-outubro-rosa.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1274/?camara-de-igrejinha-realiza-evento-alusivo-ao-outubro-rosa.html Na noite da última quinta-feira (09), a Câmara de Vereadores de Igrejinha se vestiu de rosa para um evento de conscientização sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Intitulado “Outubro Rosa - Um toque pela Vida", o encontro foi proposto pela vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP) e pelo vereador Maxwel de Matos (PSB), e reuniu comunidade, profissionais e histórias inspiradoras em prol da saúde da mulher. 
 
Participaram do momento, a professora Danusa Müller e a psicóloga Natalia Berti. Também estava confirmada a participação de Maiara Rikerth, mas como a mesma está em tratamento oncológico no momento, no dia teve uma complicação e não pode estar presente. O papo foi mediado por Silvana Alves, que também é uma vitoriosa. A noite ainda contou com intervenções musicais por Duda Negreiros e Bobi. 
 
Foi destacado, de forma especial, que um diagnóstico de câncer nunca é de uma pessoa, mas da família e amigos próximos. Por isso, torna-se ainda mais importante momentos como esse, de conversa, trocas e aprendizado, mas também de esperança e superação.
]]>
Câmara de Igrejinha celebra a Oktoberfest e o Outubro Rosa com decoração temática Wed, 08 Oct 2025 18:17:13 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1273/?camara-de-igrejinha-celebra-a-oktoberfest-e-o-outubro-rosa-com-decoracao-tematica.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1273/?camara-de-igrejinha-celebra-a-oktoberfest-e-o-outubro-rosa-com-decoracao-tematica.html Na primeira sessão de outubro da Câmara de Vereadores de Igrejinha, realizada na terça-feira (7), o plenário estava diferente. Considerando dois acontecimentos importantes — a Oktoberfest de Igrejinha e a campanha do Outubro Rosa —, o espaço ganhou uma decoração personalizada.
A mesa legislativa recebeu malhas nas cores da bandeira da Alemanha (preto, vermelho e dourado). Além disso, de um lado foi colocado o brasão de Igrejinha e, do outro, o de Simmern, cidade-irmã localizada na Alemanha. Ao fundo, uma iluminação rosa chamava a atenção para a importância da conscientização sobre o câncer de mama.

O presidente da Casa Legislativa, Maxwel de Matos, destacou que a ação faz parte de algo em que acredita como legislador e, principalmente, como administrador: a importância de trazer mais leveza e aproximar a Casa e seus trâmites burocráticos da comunidade.

“Entendo que aqui tomamos decisões importantes para o presente e o futuro dos igrejinhenses, mas também que precisamos celebrar as coisas boas. Estamos em outubro, um mês tão animado e importante para Igrejinha, por conta da nossa festa. Também temos o importante tema do Outubro Rosa, que merece atenção e destaque. Acredito que essas pequenas ações somam e nos aproximam da comunidade, com menos formalidade, mas mantendo a relevância que as temáticas têm”, pontua o vereador.
]]>
Parlamentares de Igrejinha participam do 1° Encontro de Vereadoras da Serra Gaúcha Tue, 07 Oct 2025 13:40:41 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1272/?parlamentares-de-igrejinha-participam-do-1-encontro-de-vereadoras-da-serra-gaucha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1272/?parlamentares-de-igrejinha-participam-do-1-encontro-de-vereadoras-da-serra-gaucha.html A acolhedora Picada Café foi palco do 1° Encontro de Vereadoras da Serra Gaúcha, realizado no dia 27 de setembro. As vereadoras de Igrejinha Ana Oliveira (PSB) e Patrícia Wallauer (PL) marcaram presença com o objetivo de buscar informações e se integrar a parlamentares de outros municípios e voltaram muito motivadas.
 
Patrícia destaca que eventos como esse servem de estímulo para a caminhada como legisladoras e fazem concluir que a participação das mulheres na política vai muito além do suprimento de cotas. “As mulheres precisam dividir com os homens as responsabilidades da vida em sociedade. As visões de ambos se complementam e quem sai ganhando somos todos nós. Gratidão a Câmara de Picada Café, em nome de sua Presidente Marilei, que representa o legislativo, às demais vereadoras e também um agradecimento ao prefeito da cidade, o Sr Daniel Rückert que participou e incentivou a iniciativa”, conta.
 
A satisfação de ter participado é compartilhada também pela vereadora Ana. “Foi um momento de aprendizado e inspiração, onde tive a oportunidade de ouvir mulheres guerreiras, com histórias de vida lindas e de muita luta. Saí de lá fortalecida, com ainda mais motivação para continuar fazendo a diferença na vida das pessoas. É um orgulho ser mulher e ocupar o espaço de vereadora, representando tantas vozes femininas que merecem ser ouvidas e respeitadas”, destaca.
 
Apartidário, o evento teve o objetivo de mostrar a importância das mulheres nas casas legislativas e na política em geral. Na Câmara de Picada Café, atualmente as mulheres ocupam 5 das 9 cadeiras do legislativo. O encontro teve como palestrantes a vereadora e Presidente da Câmara de Vereadores de POA, Comandante Nádia, e a ex-vereadora e ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, que compartilharam suas experiências pessoais na vida política. A abertura teve ainda um momento de sensibilidade feminina através da apresentação de uma flautista e de um grupo vocal composto por mulheres.
]]>
Projeto de lei busca ordenar fiação e aumentar segurança nas vias de Igrejinha Tue, 07 Oct 2025 13:35:12 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1271/?projeto-de-lei-busca-ordenar-fiacao-e-aumentar-seguranca-nas-vias-de-igrejinha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1271/?projeto-de-lei-busca-ordenar-fiacao-e-aumentar-seguranca-nas-vias-de-igrejinha.html O vereador Eliton Freitag (MDB) apresentou na Câmara de Vereadores de Igrejinha o Projeto de Lei Complementar nº 002/2025, que propõe novas regras para o ordenamento dos fios e cabos de internet instalados em postes da cidade. A iniciativa tem como objetivo melhorar a estética urbana e aumentar a segurança dos pedestres, além de evitar o acúmulo de cabos inutilizados nas vias públicas.

De acordo com o texto, as empresas provedoras de internet por fibra óptica deverão alinharem e remover os fios e equipamentos inativos em até 30 dias após notificação da Prefeitura. Caso a determinação não seja cumprida, as empresas estarão sujeitas à aplicação de multa leve.

O projeto também autoriza o Município de Igrejinha a realizar a retirada de cabos e fios abandonados que representem risco à segurança. Após a remoção, as empresas terão 30 dias para solicitar a devolução do material. Passado esse prazo, o município poderá realizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, conforme as normas ambientais em vigor.

"Embora hoje o município esteja realizando a Operação Poste Limpo, em parceria com as empresas de internet, precisamos garantir em lei que a Prefeitura possa agir para resolver esse tipo de situação, notificando os responsáveis e até mesmo multando. Nosso objetivo é que se torne uma política do município, permanente e contínua daqui em diante, garantindo mais segurança e uma paisagem mais bonita na cidade”, justifica o vereador Eliton. 
 
A proposta altera a Lei Complementar nº 001/2018, que instituiu o Novo Código de Posturas do Município, seguirá a tramitação regimental, passando pela análise das comissões e, posteriormente, pela apreciação do Plenário da Câmara.
]]>
Câmara de Vereadores homenageia Lions Clube Igrejinha pelos 60 anos Thu, 25 Sep 2025 17:17:11 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1270/?camara-de-vereadores-homenageia-lions-clube-igrejinha-pelos-60-anos.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1270/?camara-de-vereadores-homenageia-lions-clube-igrejinha-pelos-60-anos.html Os 60 anos do Lions Clube Igrejinha, completados em 20 de setembro, foram celebrados em Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira (23). A homenagem destacou seis décadas de serviços prestados à comunidade e a contribuição do clube em diferentes áreas do município. A proposição foi apresentada pelos vereadores Patrícia Wallauer (PL), Eliton Freitag (MDB), Maxwel de Matos (PSB), Neidi Ione Roos Zeni (PP) e Neimar Parreira (PP).

A cerimônia reuniu membros do Lions e do LEO Clube Igrejinha, além do prefeito Leandro Hörlle, do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dirceu Linden Junior, e de representantes de diversas entidades. A noite foi aberta com apresentações culturais tradicionalistas, em referência à fundação do clube, que coincide com o Dia da Revolução Farroupilha.

Em seus pronunciamentos, parlamentares e representantes do Executivo relembraram a trajetória do Lions e ressaltaram sua parceria com outras entidades locais. O prefeito e o vice enfatizaram que o clube está presente desde o primeiro ano de emancipação de Igrejinha, reforçando que o trabalho voluntário realizado por seus integrantes contribuiu para o reconhecimento da cidade como Capital Estadual do Voluntariado.
 
Representando o clube homenageado, o diretor social do Lions Clube Igrejinha, Rumaldo Bloss, associado há 39 anos, agradeceu a distinção. “É muito importante para o clube, porque nos motiva ainda mais. Quando a Oktober começou, o prefeito Lauri Krause pediu o apoio do Lions e desde então estamos presentes. Eu não nasci em Igrejinha, mas construí minha vida aqui, também com o Lions. A gente ama fazer parte e se motiva vendo novos integrantes entrando no clube”, destacou.

O presidente do Lions Clube Igrejinha, Fabricio Schwarz, também se pronunciou. “São 60 anos de história, e essa homenagem é para nós e principalmente para os fundadores, que tiveram a ideia de criar um clube de serviço em nossa cidade. Nosso papel é dar continuidade a esse legado para que, daqui a 40 anos, outros representantes possam receber uma homenagem pelos 100 anos. Só quem participa do movimento voluntário entende sua importância para a comunidade e para o mundo, pois é um movimento internacional.  Só a gente sabe o que é fazer uma campanha da visão e poder dar a uma criança a oportunidade de ver o mundo de uma maneira diferente”, pontua destacando uma das ações mais tradicionais realizadas pelo Clube que é de consultas oftalmológicas e doação de óculos.
 
 
Sobre o Lions Clube Igrejinha
 
 
O Lions Clube foi fundado em outubro de 1917 em Oak Brook, Illinois, nos Estados Unidos e é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. O Lions Clube Igrejinha foi fundado em 20 de setembro de 1965, atuando como entidade social e de voluntariado, desenvolvendo campanhas comunitárias, atuação tradicional em projetos nas áreas de saúde, assistência social, eventos beneficentes, ações ambientais, ajuda social e mobilização local quando há necessidades. 
 
Realiza diversas campanhas, entre elas a doação de roupinhas de bebê para hospital durante o ano, participação na feijoada beneficente da APAE, varal solidário (doação de peças de roupas), churrasco de verdade no Lar Padilha, doação de guarda-chuvas para escolas municipais, triagem da visão com testes de acuidade visual em alunos da rede municipal, brechós beneficentes, campanhas de Natal (doação de cestas com produtos para a ceia), doação e empréstimo de materiais ortopédicos e cadeiras de rodas, doação de cachorros-quentes na Oktoberfest de Igrejinha e no Mateartchê para alunos das escolas públicas. 
 
Além disso, mantém ativo há 37 anos o LEO Clube Igrejinha, uma organização de serviço voluntário juvenil, fundada em 16 de outubro de 1988, que tem como missão formar jovens líderes por meio do trabalho voluntário. Atua em diversas áreas como cultura, meio ambiente, educação, saúde etc., sempre com foco em beneficiar a comunidade local, participam os jovens entre 12 e 30 anos que queiram se envolver em ações sociais, desenvolver habilidades pessoais e contribuir localmente.
]]>
Projeto prevê vedação à contratação de condenados para cargos junto a crianças e adolescentes Mon, 22 Sep 2025 17:41:39 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1269/?projeto-preve-vedacao-a-contratacao-de-condenados-para-cargos-junto-a-criancas-e-adolescentes.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1269/?projeto-preve-vedacao-a-contratacao-de-condenados-para-cargos-junto-a-criancas-e-adolescentes.html Em um momento em que a proteção de crianças e adolescentes ganha cada vez mais relevância nas discussões públicas, a Câmara de Vereadores de Igrejinha recebeu uma proposta que busca reforçar essa rede de cuidado. Apresentado pelo vereador Eliton Freitag (MDB), o Projeto de Lei do Legislativo nº 050/2025 propõe impedir que pessoas condenadas por determinados crimes possam assumir cargos ou funções que envolvam contato direto com o público infanto-juvenil no município.
 
"O ambiente escolar deve ser um espaço de confiança, cuidado e desenvolvimento. Este Projeto de Lei tem o objetivo de resguardar a integridade física e psicológica dos estudantes do município, assegurando que Igrejinha seja um lugar cada vez mais seguro para nossas futuras gerações”, destaca Eliton.
 
Conforme o projeto, fica vedada a contratação, admissão, nomeação ou manutenção, a qualquer título, para o exercício de cargos, empregos ou funções públicas que envolvam contato direto e frequente com crianças e adolescentes, de pessoas que tenham sido condenadas, com sentença transitada em julgado, pelos crimes previstos na Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), relacionados tráfico de entorpecentes; dolosos contra a vida; contra a dignidade sexual; previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990); e de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
 
São considerados cargos e funções com contato direto com crianças e adolescentes, atividades como vigias e zeladores de escolas e creches municipais; monitores, auxiliares de educação infantil e cuidadores; merendeiras e auxiliares de alimentação escolar; auxiliares de serviços gerais e de limpeza escolar; motoristas e monitores do transporte escolar; quaisquer outros cargos ou funções que desempenhem atividades em estabelecimentos educacionais ou programas voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.
 
O Projeto de Lei nº 050/2025 foi protocolado e seguirá a tramitação regimental, passando pela análise das comissões temáticas e, posteriormente, pela apreciação do Plenário da Câmara.
]]>
Vereadora Neidi comemora implantação da Sala das Margaridas na Delegacia de Igrejinha Mon, 22 Sep 2025 17:36:02 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1268/?vereadora-neidi-comemora-implantacao-da-sala-das-margaridas-na-delegacia-de-igrejinha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1268/?vereadora-neidi-comemora-implantacao-da-sala-das-margaridas-na-delegacia-de-igrejinha.html Na terça-feira (16), a vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP) e a primeira-dama de Igrejinha, Carla Horlle, estiveram na Delegacia da Polícia Civil para tratar de uma pauta essencial: o acolhimento às mulheres vítimas de violência. Elas foram recebidas pelo delegado Fábio Peres, que confirmou a implantação da Sala das Margaridas na unidade, oferecendo atendimento humanizado e seguro para mulheres em situação de violência.

A notícia foi muito comemorada pela vereadora. “Sempre estou na defesa de pautas pelas mulheres e para as mulheres. Entendo que oferecer a Sala das Margaridas para receber as vítimas de violência é garantir um atendimento humanizado, em um espaço acolhedor e reservado, com atendimento realizado por uma mulher, além de espaço para as crianças que eventualmente precisem acompanhar a mãe. Temos que cuidar das mulheres e assegurar o melhor atendimento nesse momento de vulnerabilidade e sofrimento”, destacou a parlamentar.

Defensora das políticas públicas para as mulheres, Neidi havia encaminhado um requerimento à Delegacia Regional da 2ª DPR – Gramado, ao delegado regional Gustavo Celiberto Barcellos, solicitando a análise da viabilidade de implantação de uma Sala das Margaridas na Delegacia de Igrejinha. A vereadora agradeceu ainda ao deputado estadual Joel Wilhelm, que se somou ao seu pedido, assim como ao prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle. “Estou realizada por essa conquista. Temos que fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, e esse é um passo importante”, declarou.
]]>
Câmara de Igrejinha premiará advogados com o Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo Tue, 09 Sep 2025 13:18:04 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1267/?camara-de-igrejinha-premiara-advogados-com-o-premio-juridico-alexandre-fidelis-de-araujo.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1267/?camara-de-igrejinha-premiara-advogados-com-o-premio-juridico-alexandre-fidelis-de-araujo.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou, na Sessão Ordinária do dia 2 de setembro, a criação do Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo. A iniciativa, proposta pela vereadora Ana Oliveira (PSB) por meio do Decreto Legislativo 002/2025, busca reconhecer a trajetória de advogados que se destacam não apenas no exercício da advocacia, mas também na contribuição social e comunitária para a cidade. 

O reconhecimento será entregue uma vez por ano, sempre no mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Advogado e celebração do Mês da Advocacia. O prêmio leva o nome do Dr. Alexandre Fidelis de Araújo, advogado que deixou um legado de dedicação, ética e compromisso com a justiça em Igrejinha, com destacada atuação em diferentes frentes da comunidade. 

A iniciativa também simboliza o reconhecimento ao trabalho dos advogados e da própria Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Igrejinha, instituição que possui destacada relevância social e institucional no município.

A parlamentar acredita que a homenagem é justa, tanto ao profissional que dá nome à premiação, quanto para aqueles que hoje estão na função jurídica ou os que estarão no futuro. “Agradeço imensamente aos colegas vereadores pela aprovação deste projeto, que faz parte da minha luta em defesa dos direitos humanos e sociais, valorizando aqueles que dedicam suas vidas à justiça e ao bem comum. É importante reconhecer profissionais que se destacam e contribuem para Igrejinha ser o lugar que é, pois é uma soma de pessoas que fazem a sua parte, e isso também se aplica no Direito”, destaca. 

O processo de escolha será conduzido por uma Comissão Especial formada por três vereadores designados pelo presidente da Casa. Esta comissão poderá consultar a Subseção OAB Igrejinha a fim de avaliar os nomes indicados. O projeto foi aprovado por unanimidade.
]]>