RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Fri, 21 Feb 2020 00:44:22 -0300 Fri, 21 Feb 2020 00:44:22 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://igrejinha.rs.leg.br/rss Mesa Diretora realiza reunião de planejamento Mon, 27 Jan 2020 16:07:32 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1170/?mesa-diretora-realiza-reuniao-de-planejamento.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1170/?mesa-diretora-realiza-reuniao-de-planejamento.html Nesta segunda-feira, dia 27, a Mesa Diretora da Câmara de Igrejinha, composta pelos vereadores Carlinhos Michaelsen – Presidente, Gilmar Pereira - Vice-presidente e Juliano Müller – Secretário, realizou reunião de trabalho para definir algumas diretrizes de atuação para o ano de 2020.
Na oportunidade, os vereadores definiram o calendário de reuniões mensais da Mesa e também marcaram a primeira reunião administrativa com os demais vereadores, a qual ocorrerá também com frequência mensal e se destinará a resolver questões de funcionabilidade da casa Legislativa e também de acertos técnicos quanto aos trabalhos legislativos.
O presidente Carlinhos ressaltou que pretende trabalhar juntamente com os colegas que compõe a Mesa Diretora ouvindo e incluindo as ideias dos demais vereadores, primando pela democracia e transparência das ações frente ao comando do Poder Legislativo.
As Reuniões da Câmara Municipal iniciam na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro.
]]>
Projeto Parque Cascata da Solitária será apresentado no Espaço Arte da Câmara de Vereadores Thu, 14 Nov 2019 13:40:50 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1169/?projeto-parque-cascata-da-solitaria-sera-apresentado-no-espaco-arte-da-camara-de-vereadores.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1169/?projeto-parque-cascata-da-solitaria-sera-apresentado-no-espaco-arte-da-camara-de-vereadores.html “Quando tive que decidir qual seria o tema para o meu trabalho final de graduação, fui instigado pela minha orientadora a pensar em algum projeto que fosse necessário para minha cidade e que pudesse contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, relembra o arquiteto Roger Samuel da Silva, 32 anos. Foi assim que ele escolheu a área da Cascata da Solitária, no interior de Igrejinha, como seu objeto de estudo. Ao visitar o local, percebeu o enorme potencial turístico e recreativo da área, ao mesmo tempo em que detectou a necessidade de melhorias e de um projeto que o potencialize. O resultado deste trabalho, intitulado Projeto Parque Cascata da Solitária, com imagens projetadas por ele e explicações ficará exposto no Espaço Arte, da Câmara de Vereadores de Igrejinha, a partir de uma indicação do vereador Guto Scherer (MDB), defensor do investimento em turismo na região. A abertura do espaço, com presença do arquiteto, será realizada na próxima segunda-feira, 18, às 20h, no Plenarinho da Casa Legislativa. A exposição ficará disponível ao público gratuitamente mediante agendamento até o dia 02 de dezembro.
“A Cascata possui uma força natural de atrair pessoas para banhar-se nas suas águas e é um dos únicos locais propícios a isto que nossa cidade possui. Pensando nisto, nada mais justo que oferecer um projeto que busque preservar o local e que ofereça ao menos a infraestrutura mínima necessária para aqueles que a visitam, que esta seja preservada para que mais pessoas, assim como as futuras gerações também possam fazer uso deste local”, declara o idealizador. Ele pontua que sua proposta respeita as características naturais e a mata nativa, com estratégias que buscam proteger o local com interferências de baixo impacto, edificações com técnicas naturais e vernaculares, ao mesmo tempo que busca desenvolver o potencial turístico. Roger considera essa exposição como uma oportunidade de mostrar uma das diversas áreas que a arquitetura e o urbanismo atuam, desejando que o projeto possa ser visto pelo maior número de pessoas e, claro, sair do papel. “Poderemos mostrar que nossa cidade possui locais com forte potencial turístico a serem explorados e que podem ajudar a diversificar as fontes de emprego e renda. Acredito que, quanto mais puder mostrar este projeto, maiores serão as chances dele se tornar realidade. Se através da minha profissão puder contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar de nossa comunidade, será um grande objetivo de vida alcançado”, projeta.
]]>
Alternativas para a Rua Plínio Salgado serão debatidas em Audiência Pública Wed, 06 Nov 2019 13:02:35 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1168/?alternativas-para-a-rua-plinio-salgado-serao-debatidas-em-audiencia-publica.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1168/?alternativas-para-a-rua-plinio-salgado-serao-debatidas-em-audiencia-publica.html Na próxima quinta-feira, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Igrejinha, será realizada uma Audiência Pública sobre os acidentes na Rua Plínio Salgado, no Bairro Viaduto. A pedido dos moradores da localidade, que buscam alternativas que solucionem o problema, os vereadores Guto Scherer e Carlos Rivelino Karloh (Padilha) solicitaram a reunião. O encontro vai reunir órgãos e entidades responsáveis, para debater e buscar solução para o problema.]]> Câmara realiza reunião com moradores do Garibaldi sobre abastecimento de água Wed, 30 Oct 2019 16:28:22 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1167/?camara-realiza-reuniao-com-moradores-do-garibaldi-sobre-abastecimento-de-agua.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1167/?camara-realiza-reuniao-com-moradores-do-garibaldi-sobre-abastecimento-de-agua.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou, na noite da última segunda-feira, 28, uma reunião para esclarecimentos sobre o abastecimento de água no Bairro Garibaldi. Além de diversos moradores da localidade, participaram representantes da CORSAN, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Planejamento Urbano, além de vereadores do município. A reunião foi solicitada pelo vereador Guto Scherer, após ter sido procurado pelos munícipes daquele bairro.
O abastecimento de água pela CORSAN, suas taxas e prazos de instalação e manutenção, assim como o uso dos poços artesianos, com contaminação da água por um antigo aterro de couro, estiveram em pauta. Após amplo debate foi decidido que a Câmara enviará ao Executivo Municipal pedido para que a mesma possa fazer a análise da água de poço para uso alternativo naquela região. A CORSAN também se comprometeu a negociar individualmente as taxas para instalação e manutenção do abastecimento aos moradores do Garibaldi.
]]>
Vereador Padilha sugere contratação de engenheiro para evitar novos acidentes na Rua Plínio Salgado Tue, 01 Oct 2019 17:46:01 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereador-padilha-sugere-contratacao-de-engenheiro-para-evitar-novos-acidentes-na-rua-plinio-salgado.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1166/?vereador-padilha-sugere-contratacao-de-engenheiro-para-evitar-novos-acidentes-na-rua-plinio-salgado.html Visando a segurança dos usuários da via e buscando evitar a ocorrência de novos acidentes na Rua Plínio Salgado, no Bairro Viaduto, o Vereador do Progressistas Carlos Rivelino Karloh (Padilha) apresentou na Reunião Ordinária da última segunda-feira (30) a Indicação de n° 891/2019, sugerindo que se contrate um Engenheiro de Trânsito para buscar soluções aos problemas de segurança da via.
 
Segundo o vereador, “caberá ao Engenheiro de Trânsito analisar e projetar soluções concretas para o tráfego de veículos na Rua Plínio Salgado, levando em consideração o fluxo de veículos e a estrutura do local, buscando evitar novos acidentes”.
 
A proposição foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Executivo para análise.
]]>
PALESTRA VIDA - COM BETO ALBUQUERQUE Fri, 06 Sep 2019 12:38:39 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1165/?palestra-vida---com-beto-albuquerque.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1165/?palestra-vida---com-beto-albuquerque.html Na quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores de Igrejinha promoveu, em parceria com o Instituto Pietro, a palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
 
O evento gratuito é integrante dos Projetos de Socialização da Oktober de Igrejinha, e visou esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e dos transplantes de medula óssea, sendo a palestra ministrada pelo Presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque.
 
Créditos de Imagem: Vanderei Scherer / Assessoria ALRS
]]>
Audiência Pública Fri, 06 Sep 2019 08:17:08 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1164/?audiencia-publica.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1164/?audiencia-publica.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha, por meio da Comissão de Constituição e Justiça, convida os munícipes para participar da audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 063/2019 que “Estabelece as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020.”, a ser realizada no dia 12 de agosto de 2019, às 15h30min, no plenário da Câmara Municipal de Igrejinha.]]> Câmara de Igrejinha promoverá evento para tratar da importância da doação de medula, órgãos e tecido Thu, 29 Aug 2019 18:17:02 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1163/?camara-de-igrejinha-promovera-evento-para-tratar-da-importancia-da-doacao-de-medula-orgaos-e-tecido.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1163/?camara-de-igrejinha-promovera-evento-para-tratar-da-importancia-da-doacao-de-medula-orgaos-e-tecido.html Na próxima quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores de Igrejinha promoverá, em parceria com o Instituto Pietro, a palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
 
O evento é integrante dos Projetos de Socialização da Oktober de Igrejinha, e visa esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e dos transplantes de medula óssea, sendo a palestra ministrada pelo Presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque.
 
SERVIÇO:
O que? Palestra "Vida - A Importância da Doação de Medula, Órgãos e Tecidos".
Quando? 05 de setembro, 19h.
Onde? Plenário da Câmara de Vereadores de Igrejinha (Rua Tiradentes, n° 115, Centro)
GRATUITO
]]>
Dezembro Verde contra o abandono de animais Mon, 26 Aug 2019 16:25:54 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1162/?dezembro-verde-contra-o-abandono-de-animais.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1162/?dezembro-verde-contra-o-abandono-de-animais.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha analisa um Projeto de Lei que visa instituir uma campanha anual de conscientização contra o abandono de animais no mês de Dezembro. O PLL 16/19, foi protocolado no dia 12 pelo Vereador Dirceu Valdir Linden Junior (PSD) e cria a campanha intitulada “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais”. A campanha tem como objetivo conscientizar a população de que o descaso, além de uma prática cruel, é crime. A proposta é que a campanha possa ser realizada todo mês de Dezembro, por ser o período em que o número de abandonos aumenta em razão das férias. Estudos indicam que a prática aumenta em até 50% nessa época do ano.
As associações protetoras dos animais trabalham duro na tentativa de diminuir o abandono de animais. O Dezembro Verde tem o objetivo de intensificar essa batalha, por meio de palestras, debates, manifestações e utilização do tema nas redes sociais, para chamar a atenção para o problema. “A ideia central é conscientizar a população, se você decide ter um animal, é responsável pela vida dele” defende o Vereador Dirceu.
Abandonar animais é considerado como maus-tratos, crime previsto no artigo 32 da lei 9.605/98 da Constituição Federal e a pena é de três meses a um ano de detenção. Além disso, é infração municipal sujeita a multa de aproximadamente R$ 2.000,00.
As denúncias de abandonos e maus-tratos a animais podem ser feitas de duas formas: através do e-mail denunciaanimal@igrejinha.rs.gov.br ou por meio de registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, que pode ser feito presencialmente, no bairro Bom Pastor, ou através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br.
]]>
Defensor Público de Igrejinha apresenta Relatório de Atividades para vereadores Fri, 23 Aug 2019 12:32:17 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1161/?defensor-publico-de-igrejinha-apresenta-relatorio-de-atividades-para-vereadores.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1161/?defensor-publico-de-igrejinha-apresenta-relatorio-de-atividades-para-vereadores.html A Reunião das Comissões da Câmara de Vereadores de Igrejinha da última quinta-feira (22) contou com a participação do Defensor Público da Defensoria Pública Regional de Igrejinha, Dr. Sérgio Nodari Monteiro.
 
O Defensor apresentou os números de atendimentos e as frentes de atuação da Defensoria, em atenção ao Planejamento Estratégico 2016-2021 da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), para concretizar objetivos de fomentar ações voltadas à educação em direitos, ampliar a resolução administrativa e reduzir os índices de judicialização das demandas.
 
Somente no primeiro semestre do ano, desde janeiro de 2019 a Defensoria Pública de Igrejinha realizou 3041 atendimentos, produziu mais de 2000 peças processuais, participou de mais de 300 audiências e um plenário de júri. Destes atendimentos, 78% são da área cível, 6% de atendimento criminal, 2% de Execução Penal, 6% na área protetiva da Infância e Juventude e 8% na área de saúde (medicamentos, tratamentos, intervenções cirúrgicas e transferências hospitalares).
 
Segundo Monteiro, o número considerado baixo para a judicialização de demandas na saúde se deve ao fato da parceria entre o Executivo e a instituição na busca pelo acesso aos fármacos aos usuários. “As secretarias do município possuem uma importante participação nos números apresentados, buscando colaborar com a boa execução das políticas públicas de saúde, habitacionais e assistenciais do município. Aqui, a Secretaria de Saúde atualiza constantemente as tabelas de dispensação de fármacos e insumos, de acordo com os protocolos do SUS, e os médicos prescrevem de acordo com a lista, o que evita a judicialização e garante o tratamento imediato aos usuários. Nossa maior intervenção na área se dá em relação a referência hospitalar nos casos de traumatologia, AVC e neurologia, em razão da atuação da Central de Leitos do Estado nestes casos, e já estamos dialogando com as autoridades para buscar alternativas para estas demandas.” - destacou.
 
Outro exemplo da atuação da Defensoria em Igrejinha são as ações realizadas junto ao Residencial Erna Grings e ao Morro do Mico, garantindo o acesso à água para os moradores e procurando organizar as pessoas assentadas ou contempladas em suas novas realidades.
 
OFICINA DAS FAMÍLIAS
 
Lançado em 2018 em Igrejinha, a Oficina das Famílias da Defensoria Pública é um programa de conscientização de direitos e prevenção de litígios, e a participação dos usuários se dá por encaminhamento de atendimentos da DPE e da rede de atendimento do município.
 
Trata-se de uma palestra destinada aos assistidos, que visa a organização das famílias e a conscientização do casal a respeito de seus deveres com o filho, a proteção da mulher e a educação em direitos, desmitificando os direitos e deveres de cada parte. Como resultado deste projeto, a DPE alcança em Igrejinha o índice de 100% de acordos na área das famílias.
]]>