RSS Igrejinha - RS Notícias de Igrejinha/RS Fri, 21 Nov 2025 17:56:17 -0300 Fri, 21 Nov 2025 17:56:17 -0300 Visaoi https://igrejinha.rs.leg.br/rss Câmara de Igrejinha aprova intérprete de Libras em suas ações oficiais Wed, 19 Nov 2025 15:07:37 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1285/?camara-de-igrejinha-aprova-interprete-de-libras-em-suas-acoes-oficiais.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1285/?camara-de-igrejinha-aprova-interprete-de-libras-em-suas-acoes-oficiais.html Igrejinha comemora mais um avanço na inclusão. A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Resolução nº 007/2025, que garante a presença de intérprete ou tradutor de Libras em todas as sessões, audiências e transmissões oficiais. O objetivo da iniciativa é garantir a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva.

A proposta é dos vereadores Professora Neidi Ione Roos Zeni (Progressistas), Maxwel de Matos (PSB) e Silvestre Garcia (Progressistas) e busca contribuir com as ações de acessibilidade buscando que cada vez mais munícipes possam acompanhar as atividades realizadas pelo parlamento igrejinhense. 

“Essa iniciativa fortalece a participação da comunidade surda e reafirma o compromisso com uma política acessível para todos os igrejinhenses. É um importante passo”, declara o vereador Silvestre Garcia, representando os proponentes. 

Conforme o projeto, a presença de tradutor e intérprete de Libras  será obrigatória nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias; Audiências Públicas; e transmissões realizadas pela Câmara Municipal, inclusive em televisão e redes sociais. A contratação dos profissionais poderá ser realizada por meio das modalidades previstas na legislação vigente, incluindo contratação direta, convênios ou parcerias com entidades públicas ou privadas especializadas no atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Após a aprovação, a mesa diretora da casa iniciará o processo de busca de profissionais aptos à função e a efetivação deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2026.
]]>
Câmara de Igrejinha homenageia Bombeiros Voluntários pelos 20 anos Wed, 19 Nov 2025 14:53:38 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1284/?camara-de-igrejinha-homenageia-bombeiros-voluntarios-pelos-20-anos.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1284/?camara-de-igrejinha-homenageia-bombeiros-voluntarios-pelos-20-anos.html Os 20 anos de trabalho do Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha (CBVI) foram reconhecidos pela Câmara de Vereadores. A Sessão Solene foi realizada na terça-feira (18), celebrando a história iniciada em 15 de novembro de 2005, com a missão de Vidas Dedicadas a Salvar Vidas.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Eliton Freitag (MDB) e Maxwel de Matos (PSB), e contou com a presença dos parlamentares, do prefeito Leandro Hörlle, do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, dos secretários Dirceu Linden Junior (Administração e Desenvolvimento Econômico) e Jorge Luiz Jacobs (Agricultura), além de bombeiros e ex-bombeiros voluntários e membros da comunidade. A noite foi marcada por discursos de gratidão e admiração por parte das autoridades.

“Acredito que o CBVI é uma das entidades com mais credibilidade em nosso município e que todos nós, de alguma forma, já precisamos do atendimento dos bombeiros. Eu mesmo já precisei. Além da excelência no atendimento físico, o acolhimento e o respeito com que sempre atendem é essencial. Nos orgulha que o nosso CBVI seja uma referência entre os bombeiros voluntários e até entre os bombeiros militares”, destaca o vereador Eliton Freitag.

“Esse é um momento muito emotivo, falando sobre fatos que aconteceram e dos quais vocês participaram, e a gente vai se emocionando. Além de lembrar dessas vidas salvas, quero lembrar que vocês também são vidas. Acho que não tem nada maior do que não pensar em sua própria vida para salvar vidas. Quero ressaltar o quanto vocês se doam e a responsabilidade que isso representa”, pontua o vereador Maxwel de Matos. O presidente da Câmara ainda informou que parte do duodécimo da Casa será destinada ao CBVI para o retorno do projeto Bombeiros Mirins.

O CBVI foi representado pelo presidente do CBVI, Cássio Ronnau Ramm  e pelo comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha, Graciano Ronnau. Também foram convidados a ocupar a tribuna de honra e dar seus depoimentos os dois bombeiros mais antigos da corporação, Luis Scheuer e Silvana Reis Guimarães. Os representantes relembraram histórias, destacaram a gratidão por servir e a importância da união entre os colegas de quartel.

“São 20 anos e não foi fácil. Há algum tempo, não tínhamos equipamentos para todos. Entrei nessa época. A gente não se importava e nem se dava conta de que faltava segurança para nós; íamos resgatar e salvar pessoas e patrimônios. A gente sangrou muito para chegar até aqui, enfrentando muitos desafios. É gratificante olhar para trás e ver o que construímos com o esforço de cada um que fez parte”, relembrou Graciano Ronnau. Ele destacou, com muita emoção, os desafios e memórias da enchente de 2024, um dos momentos mais marcantes desses 20 anos de trajetória.

“É uma evolução muito grande, que vem de muito trabalho árduo. Hoje temos uma estrutura que a gente consegue fazer atendimentos de excelência. Eu entrei em 2012, me orgulho de ser voluntário e representar o CBVI. É minha segunda família, onde me receberam de portas abertas. Fico feliz de ver a evolução desse trabalho coletivo, com um grupo de 55 voluntários que são reconhecidos pelo trabalho que realizam. Quero parabenizar o CBVI e agradecer a todos que estão sempre dispostos a atender a comunidade”, declara Cássio Ronnau Ramm.
 
 
Sobre os Bombeiros Voluntários de Igrejinha
 
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha nasceu em 15 de novembro de 2005, impulsionado pela convicção de que vidas dedicadas a salvar vidas podem transformar uma comunidade. Desde então, essa missão tem sido a base de uma instituição que escolheu servir e amar a cidade que protege.

Em duas décadas, a corporação tornou-se símbolo de solidariedade, coragem e entrega. Hoje, 55 homens e mulheres oferecem seu tempo e talento para garantir a segurança e o bem-estar dos igrejinhenses.

O ano de 2024 marcou profundamente a história da corporação e da comunidade. Diante de um dos maiores desastres climáticos do Rio Grande do Sul, Igrejinha enfrentou perdas e incertezas. Ainda assim, prevaleceu a união: mesmo com sua sede atingida, eles permaneceram na linha de frente, realizando mais de mil salvamentos e comprovando que a solidariedade supera qualquer adversidade.

No último ano, foram registrados mais de 3.754 atendimentos, todos marcados pela empatia e responsabilidade que definem o trabalho voluntário. Cada ocorrência representa uma história, uma família e uma esperança renovada.

Vinte anos depois, segue intacto o princípio que deu origem à corporação: vidas dedicadas a salvar vidas.
]]>
Câmara de Igrejinha ganha iluminação temática em atenção ao Novembro Azul Mon, 17 Nov 2025 17:55:14 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1283/?camara-de-igrejinha-ganha-iluminacao-tematica-em-atencao-ao-novembro-azul.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1283/?camara-de-igrejinha-ganha-iluminacao-tematica-em-atencao-ao-novembro-azul.html Na primeira sessão de novembro da Câmara de Vereadores de Igrejinha, realizada na última terça-feira (04), o público encontrou o plenário novamente diferente. O local recebeu uma iluminação personalizada alusiva ao Novembro Azul, chamando atenção para a importância da conscientização sobre o Câncer de Próstata. A temática também entrou em destaque nas falas dos parlamentares ao longo da noite.

O presidente da Casa Legislativa, Maxwel de Matos, destacou que esta é uma forma simples de aproximar a Casa Legislativa de temas pertinentes, sem a carga burocrática que muitas vezes é necessária nos trâmites. “Como vereadores, temos diversos assuntos importantes a debater e pensar o melhor para os igrejinhenses. Nem tudo precisa ser formal, como essas ações que são leves, mas efetivas. A gente desperta atenção e coloca luz à um tema muito importante e que impacta a vida das pessoas, das famílias e é questão de saúde pública“, pontua o vereador. 

Em todas as sessões do mês de novembro, a Tribuna Popular vai receber a fala de um representante da Secretaria de Saúde para trazer informações sobre o tema e ações que estão sendo realizadas. Nesta primeira, o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer, reiterou a abertura do mês e a importância da temática. 

Esta não foi a primeira vez que o plenário se coloriu para destacar alguma temática importante. Em outubro, ele recebeu iluminação na cor rosa, em homenagem ao Outubro Rosa, juntamente com uma decoração comemorativa à Oktoberfest de Igrejinha.
]]>
Câmara de Igrejinha aprova substituição de alarmes por sinais inclusivos nas escolas Mon, 17 Nov 2025 17:49:55 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1282/?camara-de-igrejinha-aprova-substituicao-de-alarmes-por-sinais-inclusivos-nas-escolas.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1282/?camara-de-igrejinha-aprova-substituicao-de-alarmes-por-sinais-inclusivos-nas-escolas.html A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, que determina a substituição dos sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais nas escolas de Igrejinha. A medida busca promover maior inclusão e garantir mais acessibilidade para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Conforme a autora do projeto, vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP), este é mais um passo importante quando se fala em inclusão. “Precisamos pensar os ambientes de forma que eles sejam adequados e agradáveis para todos os envolvidos. Os estudantes com TEA, de forma especial, são beneficiados com a mudança, mas acredito que ela é benéfica para toda a comunidade escolar.”

A vereadora destaca que algumas escolas já haviam realizado a substituição por sinais que respeitam todos que utilizam o espaço, mas reforça a importância de tornar essa prática uma determinação, garantindo atenção ao tema em todos os ambientes escolares, sejam públicos ou privados. Ela pontua ainda que poderá ser escolhida uma música ou um som padrão, assim como temas específicos conforme datas ou ações pertinentes.

Os estabelecimentos de ensino terão o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de publicação desta Lei, para se adequarem às suas determinações.
]]>
Clóvis Claunir Werb recebe Prêmio Jurídico na Câmara de Vereadores de Igrejinha Thu, 06 Nov 2025 14:55:29 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1281/?clovis-claunir-werb-recebe-premio-juridico-na-camara-de-vereadores-de-igrejinha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1281/?clovis-claunir-werb-recebe-premio-juridico-na-camara-de-vereadores-de-igrejinha.html Pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou a entrega do Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo, honraria criada para destacar personalidades de destaque no campo do Direito. O primeiro agraciado foi o advogado Dr. Clóvis Claunir Werb, reconhecido por sua trajetória admirável na advocacia e por sua atuação voluntária em diversas entidades e associações, além de sua participação na vida política igrejinhense. A Sessão Solene ocorreu na terça-feira (4), contando com a presença dos vereadores, do prefeito Leandro Hörlle e do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira.

Também prestigiaram o evento os secretários Dirceu Linden Junior (Administração e Desenvolvimento Econômico), Willian Procksch (Planejamento e Meio Ambiente), Vinicio Wallauer (Saúde) e Cesar Hörlle (Finanças), além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ex-vereadores, suplentes, a presidente da Apae de Igrejinha, Suleica Engelman, e membros de diversas entidades e associações locais. Presenças de destaque foram os advogados Anderson e Cícero Araújo, filhos do Dr. Alexandre Fidelis de Araújo, patrono do prêmio jurídico instituído pela Câmara.

Durante a cerimônia, os discursos foram marcados por admiração, emoção e gratidão. Vereadores e representantes do Executivo ressaltaram a relevância da trajetória do homenageado, relembrando momentos marcantes de seus 64 anos de vida e quase 40 anos de atuação como advogado inscrito na OAB.
 
 
Sobre a homenagem

O Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo foi proposto pela vereadora Ana Oliveira (PSB) em agosto deste ano, mês em que está previsto que a honraria seja entregue anualmente. Instituído por meio do Decreto Legislativo nº 002/2025, o prêmio tem como objetivo reconhecer a trajetória de advogados que se destacam não apenas no exercício da advocacia, mas também por sua contribuição social e comunitária para o desenvolvimento da cidade. Para que a homenagem pudesse ser concedida ainda neste ano, a entrega foi organizada especialmente para esta data, respeitando os prazos regimentais estabelecidos.

“Após conhecer um pouco da trajetória, fica ainda mais claro o quanto é merecida essa homenagem. Esse projeto, de minha autoria, foi criado para reconhecer anualmente os advogados que fazem a diferença na nossa cidade — profissionais que dedicam a sua vida à justiça, à defesa dos direitos e à verdade. É uma forma sincera de valorizar quem exerce a advocacia com ética, coragem e amor pelo que faz. Que esta homenagem simbolize o respeito e a gratidão de toda a comunidade aos advogados e às advogadas e, neste dia, ao Dr. Clóvis Claunir Werb”, destacou a vereadora Ana Oliveira.
 
 
 
Sobre o homenageado
 
Nascido em 1691, no casarão da família Mentz, construído pelo seu bisavô, Clóvis Claunir Werb é um advogado com expressivo envolvimento comunitário em Igrejinha. Casado com Ronete, é pai de Carina e Thiago, e avô de Guilherme e Sofia. Formou-se em direito em 1986 e completará, em 2026, 40 anos de atuação na advocacia e inscrição na OAB-RS 21.407. É um dos 17 advogados fundadores da Subseção da OAB Igrejinha e Três Coroas, tendo encaminhado junto a OAB/RS o processo para a sua criação.

Na política, filiou-se ao antigo PDS (atual Progressistas) em 1981, sendo o seu atual presidente e já tendo ocupado diversos cargos. Participou como Secretário da Administração e Planejamento do Município de Igrejinha, assumindo pela primeira vez aos 21 anos, no mandato de Jahir Arthur Wallauer e, posteriormente, em parte da primeira gestão de Lauri Auri Krause. Na eleição municipal de 1988 compôs a chapa majoritária do partido na eleição municipal, como vice-prefeito, junto com o empresário Erni Engelmann. Foi vereador no município pelo PP na legislatura 2017/2020.

Como voluntário em entidades e na sociedade, empilha uma série de locais com os quais já contribuiu ou contribui. Como fundador, além da OAB, também integrou o Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança), Associação Cultural e Desportiva Dr. Romeu Linden, Clube Serra Grande de Vôo Livre, Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (Acervai), Associação dos Moradores de Serra Grande - Rota das Nuvens e Associação Amigos do Hünsruck. Foi presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha em 2013, além da OAB-RS Subseção Igrejinha-Três Coroas (1993/1994), Associação Cultural e Desportiva Dr. Romeu Linden (2014/2015), Centro Estudantil de Igrejinha CNEC (1978), Associação dos Moradores de Serra Grande - Rota das Nuvens,  Associação Amigos do Hünsruck, Comissão Municipal das Cidades Irmãs Igrejinha-Simmern - Alemanha e Partido Progressistas em duas gestões, além da participação em diversas entidades, além das já citadas (Sociedade União de Cantores (SUCI), Sociedade de Canto 15 de Outubro de Lajeadinho, Associação Cultural e Recreativa 10 de Novembro e CTG Sentinela da Tradição).
]]>
Câmaras do Vale do Paranhana se unem em Frente Parlamentar contra novas praças de pedágio Thu, 06 Nov 2025 14:44:48 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1280/?camaras-do-vale-do-paranhana-se-unem-em-frente-parlamentar-contra-novas-pracas-de-pedagio.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1280/?camaras-do-vale-do-paranhana-se-unem-em-frente-parlamentar-contra-novas-pracas-de-pedagio.html As Câmaras Legislativas dos seis municípios do Vale do Paranhana uniram-se em posição contrária à instalação das novas praças de pedágio anunciadas recentemente pelo Governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira (5), uma reunião definiu a criação de uma Frente Parlamentar e organizou ações práticas que serão executadas em defesa dos cidadãos e municípios impactados pelas novas cobranças. Há consenso entre os parlamentares de que esta é uma demanda sem bandeira partidária, exigindo união regional e forte articulação política para que a decisão não prejudique o desenvolvimento da região em suas mais diversas áreas.
 
O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Taquara e contou com a presença do presidente do Legislativo taquarense, Telmo Vieira, e dos colegas de casa Guido Mário e Everton Rosa; do presidente da Câmara de Igrejinha, Maxwel de Matos; da presidente da Câmara de Três Coroas, Luciana Fogaça; do presidente da Câmara de Rolante, Luan Cardoso, e do vereador Neco (Valdemir Gomes Gonçalves); do presidente da Câmara de Parobé, Henrique Rafael dos Santos; e dos representantes do Legislativo de Riozinho, o presidente João Carlos Angeli, o vice-presidente Samuel Fernando dos Santos e o vereador Jonathan Ferreira.
 
Os parlamentares apontam que a competitividade das empresas, o turismo e a circulação entre as cidades interligadas podem ser prejudicados com a instalação das praças de pedágio, elevando o custo de vida da população e dificultando o desenvolvimento regional.
 
Primeiras decisões:
A principal medida inicial será a realização de uma Audiência Pública, marcada para o dia 29 de novembro, em Taquara. Com apoio e participação dos vereadores dos seis municípios, também serão convidados representantes dos poderes executivos, vereadores de cidades vizinhas, deputados e secretários de Estado. A presença da comunidade será essencial para demonstrar a força e o posicionamento da região.
 
Além disso, será redigida uma moção de apelo, que será protocolada nas seis Câmaras para aprovação já na próxima semana. Também está em andamento a mobilização para o preenchimento da consulta popular e a organização de uma força-tarefa de articulação com municípios limítrofes e das proximidades e deputados estaduais. Antes da Audiência Pública, será realizada uma reunião aberta para vereadores no dia 12 de novembro, às 19 horas, também em Taquara, com o objetivo de alinhar e fortalecer as ações conjuntas.
 
Entenda o caso:
O Bloco 1 de concessões rodoviárias do Rio Grande do Sul abrange rodovias como RS-239, RS-115, RS-235, RS-020, RS-486 e a futura RS-010, com previsão de 23 pontos de cobrança automática e R$ 6,4 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. A consulta pública está aberta, e o edital deve ser publicado em 2026, com leilão no mesmo ano e operação iniciando em 2027.
]]>
Câmara de Igrejinha entrega três premiações a quatro cidadãos de destaque Mon, 03 Nov 2025 18:19:23 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1279/?camara-de-igrejinha-entrega-tres-premiacoes-a-quatro-cidadaos-de-destaque.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1279/?camara-de-igrejinha-entrega-tres-premiacoes-a-quatro-cidadaos-de-destaque.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha reconhece trajetórias marcantes por meio de homenagens previstas em lei, concedidas de forma anual ou pontual. Na última quarta-feira (28/10), três distinções foram entregues pelo Legislativo igrejinhense em uma Sessão Solene repleta de memórias e emoção.

O Título de Educador Emérito foi concedido à professora Edir Rejani Peters, enquanto o Título de Vereador Emérito foi entregue a Antenor Venson. A noite também contou com a Homenagem aos Servidores Públicos, concedida a Claudiomar Copatti e Elisete Maria Schwartz, um reconhecimento ao trabalho e à dedicação de quem contribui para o desenvolvimento do município.

A cerimônia foi presidida pelo presidente do Legislativo, vereador Maxwel de Matos, e contou com a presença dos demais parlamentares, além do prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, do vice-prefeito, Juliano Müller de Oliveira, e dos secretários Dirceu Linden Junior (Administração e Desenvolvimento Econômico), Willian Procksch (Planejamento e Meio Ambiente) e Cesar Hörlle (Finanças).
 
 
Sobre os homenageados
 
Vereador Emérito: Antenor Venson
Nascido em 18 de dezembro de 1946, é casado há 56 anos com Zoleide Spader Biff Venson, pai de quatro filhos e avô de sete netos. Começou a trabalhar ainda jovem na agricultura e, posteriormente, iniciou sua trajetória profissional como motorista, profissão que o levou a conhecer Igrejinha, cidade para a qual se mudou com a família. Fundou a empresa Irmãos Venson & Cia. Ltda., destacando-se também na construção de casas de madeira. Ingressou na vida pública e, em 1988, foi eleito vereador pelo PMDB, exercendo mandato até 1992.
 
Professor Emérito: Edir Rejani Peters
Nascida em 13 de julho de 1948, é casada desde 1970 com Ernani Alzemiro Peters. Cursou o primário no Grupo Escolar Olívia Lahm Hirt e formou-se no Magistério pelo Colégio Santa Terezinha, em Taquara, em 1969. Também concluiu o Curso Técnico em Contabilidade em 1972. Iniciou sua carreira docente em 1971, a convite do então prefeito Hugo Sperb, lecionando na Escola Osvaldo Cruz. Ao longo de 32 anos dedicados à educação, atuou em diversas instituições, como as escolas Municipal Arroio Kampff, Anita Garibaldi, Vila Nova, PRAICI, além do Museu Gustavo Adolfo Koetz.
 
Servidor Público Homenageado: Claudiomar Copatti 
Nascido em 3 de dezembro de 1971, mudou-se para Igrejinha aos 12 anos, acompanhado dos pais. Formou-se em Técnico em Contabilidade pela Escola CNEC, em 1989, e iniciou sua carreira como servidor público no ano seguinte, na Prefeitura de Igrejinha. Começou atuando no recadastramento imobiliário e, posteriormente, integrou a equipe da então Secretaria de Planejamento Urbano, como desenhista/projetista — função que exerceu por 10 anos. Em 2006, assumiu a contabilidade da Prefeitura, cargo que ocupa até hoje. É membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, do Conselho Fiscal da FACCAT e da diretoria da ARTAFAM (Associação Riograndense dos Técnicos das Administrações Fazendárias e Tributárias Municipais). É casado com Márcia Scheuer, pai de dois filhos e residente no bairro XV de Novembro.
 
 
Servidora Pública homenageada: Elisete Maria Schwartz
Nascida em 8 de agosto de 1964, em Taquara, é mãe de uma filha e avó de duas netas. Cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Olívia Lahm Hirt e concluiu o ensino médio na Escola CNEC. Graduou-se em Gestão Financeira pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) em 2017.
Iniciou a carreira profissional como auxiliar de escritório na empresa Rápido Labarca, com passagens também pela Anertin Calçados e Bolsas e Calçados Sinamora. Ingressou no serviço público em 10 de maio de 1990, após aprovação em concurso, para o cargo de Fiscal Tributária na Prefeitura Municipal de Igrejinha. Ao longo da carreira, atuou nos setores de tributação, dívida ativa e fiscalização, aposentando-se em maio de 2021.
]]>
Projeto Banco Vermelho é aprovado pela Câmara de Vereadores de Igrejinha Mon, 03 Nov 2025 14:37:48 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1278/?projeto-banco-vermelho-e-aprovado-pela-camara-de-vereadores-de-igrejinha.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1278/?projeto-banco-vermelho-e-aprovado-pela-camara-de-vereadores-de-igrejinha.html A Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou na última terça-feira (28) o Projeto de Lei 044/2025, que institui o Banco Vermelho, como símbolo de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa foi proposta pela vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (Progressistas), permitindo ao Município a instalação de bancos pintados em vermelho, contendo frases educativas e de conscientização sobre a violência contra a mulher. 
 
De acordo com a proposta, os bancos serão instalados em locais públicos de Igrejinha, como praças, parques, pontos de ônibus, escolas e unidades de saúde. Cada banco será acompanhado de frases de impacto e mensagens educativas, além de placas informativas com canais de denúncia, como o Disque 180, que recebe relatos de violência de gênero.
De acordo com o texto, os bancos também poderão servir como espaço para ações educativas, como rodas de conversa e campanhas de conscientização voltadas à igualdade de gênero e à prevenção da violência.
 
Articulações da parlamentar
 
Antes mesmo da aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, a vereadora Professora Neidi já realizava articulações no Município quanto à importância da instalação do Banco Vermelho. Atualmente, três pontos de Igrejinha já contam com estes bancos: na Praça Dona Helena Leão (Bairro 15 de Novembro), no Parque de Eventos Almiro Grings e no Fórum de Igrejinha. 
 
“Isso é uma satisfação para nós mulheres de saber que temos vez e voz. Se alguma mulher se sentir constrangida e não conseguir pedir socorro, sejamos nós, outras mulheres, a representar essas que ainda não tiveram coragem de pedir socorro”, ressaltou a vereadora.
]]>
Câmara de Vereadores de Igrejinha cria o título de patrono dos Festejos Farroupilhas Mon, 03 Nov 2025 14:31:40 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1277/?camara-de-vereadores-de-igrejinha-cria-o-titulo-de-patrono-dos-festejos-farroupilhas.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1277/?camara-de-vereadores-de-igrejinha-cria-o-titulo-de-patrono-dos-festejos-farroupilhas.html Na sessão da última terça-feira (28), a Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou o Projeto de Lei Legislativo 055/2025, que permite a criação do título simbólico de Patrono dos Festejos Farroupilhas do Município. A proposta foi apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Maxwel de Matos (PSB), e tem o objetivo de reconhecer anualmente personalidades do tradicionalismo gaúcho no município.
 
De acordo com o projeto, anualmente, uma Comissão Municipal definirá o patrono ou patrona dos Festejos Farroupilhas. Este grupo prevê a composição de três vereadores, e de um representante por entidade tradicionalista de Igrejinha. As pessoas que podem ser indicadas ao título devem ser personalidades que se destacam no tradicionalismo igrejinhense, através da promoção da cultura gaúcha.
 
Fortalecimento das tradições
 
Ao destacar o projeto, o vereador Max salientou a importância de o município fazer o reconhecimento a importantes personalidades ligadas ao tradicionalismo de Igrejinha. "São pessoas que estão deixando a cultura gaúcha como legado para as próximas gerações, que têm a oportunidade de aprender com quem vive do tradicionalismo há décadas em nossa cidade. É também uma forma de reconhecer aqueles que dedicam seu tempo e vida à cultura tradicionalista igrejinhense", ressaltou.
]]>
Vereadora Neidi comemora instalação de Banco Vermelho no Parque da Oktoberfest Wed, 22 Oct 2025 15:01:11 -0300 https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1276/?vereadora-neidi-comemora-instalacao-de-banco-vermelho-no-parque-da-oktoberfest.html https://igrejinha.rs.leg.br/noticia/visualizar/id/1276/?vereadora-neidi-comemora-instalacao-de-banco-vermelho-no-parque-da-oktoberfest.html Igrejinha está vivendo os dias mais alegres do ano com a realização da 36ª Oktoberfest de Igrejinha. A festa movimenta o Parque de Eventos Almiro Grings com a comunidade local e turistas vindos dos mais variados locais, inclusive de fora do Rio Grande do Sul. Na entrada que vai para o Parque de Diversões um banco vermelho chama atenção. Ele faz parte de uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que existe em vários locais e, no município, foi proposta pela vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP).
 
Além de protocolar o projeto na Câmara de Vereadores e buscar uma representatividade de lei para a campanha, ela vem estimulando e promovendo reflexão para a causa. “Eu defendo as políticas públicas para as mulheres no meu mandato e por isso sempre me uno a ações de combate à violência contra as mulheres, dentro do que me compete como vereadora. Fico muito alegre em ter o pedido para o banco instalado no Parque de Eventos Almiro Grings, contando com a grande visibilidade que a Oktoberfest tem. Agora, meu objetivo é que seja instalado em mais locais, colocando esse assunto ainda mais em evidência em nossa cidade”, declara. 
 
Este é o segundo banco instalado desde que a vereadora iniciou as articulações e pedidos nesse sentido. O primeiro está na Praça Dona Helena Leão, no bairro 15 de Novembro. “Agora a nossa mobilização é para que empresas, escolas e instituições das mais diversas também instalem ou pintem um banco com a cor e se somem à esta importante e necessária causa”, pede.
 
O Projeto Banco Vermelho busca ser um instrumento permanente de visibilidade, reflexão e enfrentamento à violência de gênero, representado por bancos pintados de vermelho.
]]>