COMUNICADO OFICIAL

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Igrejinha reuniu-se com as Secretárias de Saúde e de Educação do município em busca de definição de ações de âmbito municipal frente ao Coronavirus.

De acordo com recomendação respectiva à prevenção do Covid19, busca-se agir com sensatez, tomando precauções sem disseminar pânico na população.

Foi criado um Comitê Municipal que está acompanhando o cenário diariamente, a partir de informações de órgãos técnicos que rastreiam todo o território do RS. Este comitê já se reuniu com o Sindicato local das Indústrias, ao qual prestou informações. Também orientou preparo das Unidades Básicas de Saúde e disponibilizou números de telefone para resolução de dúvidas. Também foi recomendada a suspensão de atividades de grupos de hipertensos, idosos e diabéticos, por estes atenderem grupos de risco.
Sabemos que há riscos que podem impactar diretamente na produtividade de empresas, comércio e prestação de serviços. Não podemos descartar nenhuma hipótese, mas por enquanto, não há circulação e transmissão comunitária do vírus em nosso município, por isso se mantém as aulas em escolas infantis e de ensino fundamental. O Comitê emitirá pareceres a cada 48 horas.

Diante disso, o Poder Legislativo Municipal decidiu pela manutenção da realização de reuniões ordinárias aberta ao público; adotando como medidas preventivas a proibição do Chimarrão coletivo nas dependências da Câmara; Difusão de hábitos de higiene preventivos aos servidores e visitantes; Cancelando por hora, somente audiências públicas, solenidades, expedientes especiais e reuniões promovidas pelas bancadas, até emissão de disposição em contrário.
Precisamos ter equilíbrio em nossas atividades mantendo os serviços essenciais não se mostrando indiferente a uma doença reconhecida como pandemia pela OMS, tendo atingido todos os continentes e, ao mesmo tempo, sem causar histeria coletiva.

Data de publicação: 16/03/2020