Homenagem aos 50 anos da Sociedade Esportiva e Cultural Onze Amigos.

A Reunião Solene foi relizada pela Câmara de Vereadores no dia 25 de abril, às 19 horas. O autor do requerimento foi o vereador Carlos Karloh (Padilha). A associação foi representada pelo presidente Deivid Pacheco e esteve presente na solenidade o vice prefeito Joãozinho Lopes.

Biografia SEC Onze Amigos

No ano de 1973, cinco amigos, sendo eles Emílio Dias, Flávio Miller, Cláudio Miller, Laerte Laufer e Liceu Laufer, reuniram-se, e resolveram criar um time de futebol de campo. Os primeiros jogos foram disputados com um fardamento emprestado pela empresa Calçados Clarice, graças ao Sr. Élio Lorenz, que também foi atleta do 11 Amigos.

Na época, havia um time chamado AVANTE, que realizava seus jogos no local onde hoje é da Madelar. Mas, a área de terra foi lotada pelos proprietários, que eram da família Laufer, e o clube AVANTE resolveu fechar. Então, a turma do 11 Amigos conseguiu comprar o último fardamento utilizado pelo extinto AVANTE. O fardamento do primeiro quadro era formado por camisa vermelha e calção azul, enquanto que, no segundo quadro, o calção era preto.

Na data de 15 de abril de 1973, iniciou-se uma grande família, o ponto de partida para algo muito maior do que apenas um clube de futebol, nessa data, foi realizado o primeiro jogo na casa do 11 Amigos. A entidade além de deixar sua marca no Esporte do Município, ao longo de sua história, realizou diversas ações em prol da comunidade igrejinhense de cunho social.

Mais tarde, finalmente comprou-se o primeiro fardamento totalmente novo para o time, porém, na época, não se faziam fardamentos personalizados, e sim, compravam-se fardamentos prontos, em lojas do ramo, normalmente em Novo Hamburgo ou Porto Alegre. Então, foi comprado o uniforme vermelho e preto, mais por uma questão comercial do que realmente uma escolha.

A Sociedade Esportiva e Cultural Onze Amigos é situada na Rua Anita Garibaldi, no número 835, Bairro Figueira. Suas cores são o vermelho, preto e branco, e suas maiores façanhas são os três campeonatos municipais ganhos em 1994, 2002 e 2016. Além dos cinco campeonatos municipais de veteranos conquistados em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2011. A grande equipe campeã municipal de 2002 era composta pelos jogadores: Rubens, Carlos, Toco, Cícero, Moreno, Beto, Nestor, Paulo, Pinto, Melo, Israel, Edinei, Joso, Cristian, Fernando, Rodrigo, Edson, Fábio e Marron.

Nesse mês, na ocasião que completa 50 anos, a SEC Onze Amigos, presidida pelo Sr. Deivid Pacheco, celebra 50 anos de muita alegria, momentos de comemoração, mas principalmente de muita amizade e parceria, fato que fez com que a entidade se mantivesse firme e forte durante seu cinquentenário, ao comando de muito trabalho conjunto dos membros, direção e dos torcedores.

Data de publicação: 03/05/2023

Créditos: Cássia C. Korndorfer