Na última quinta-feira (27), os vereadores de Igrejinha visitaram a Steinhaus (Casa de Pedra), onde puderam acompanhar de perto o andamento do processo de restauro. Um sonho de muitos anos, a obra de restauração e preservação teve início em julho de 2023 e tem previsão de entrega para o final de 2025. Diversos desafios foram enfrentados, como o desabamento de uma parede, que precisou ser reconstruída, além das enchentes de novembro de 2023 e maio de 2024.
Participaram da visita os vereadores Ana Oliveira (PSB), Eliton Freitag (MDB), Maxwel de Matos (PSB), Neidi Zeni (PP), Neimar Parreira (PP) e Patricia Wallauer (PL). Eles foram recebidos pela museóloga Daniela Schmitt, responsável pelo projeto de restauro da Steinhaus por meio da empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais.
Construída em 1862 pelo empreendedor Tristão Monteiro, a casa é uma das edificações mais antigas de Igrejinha. O local recebeu os primeiros imigrantes alemães e seus descendentes que chegaram à região, além de ter servido como pousada para operários da via férrea, armazém de secos e molhados, entre outros usos. O restauro tem o objetivo de preservar e valorizar a arquitetura do prédio, respeitando sua originalidade e trazendo uma nova função, além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico do Vale do Paranhana.
A Câmara de Vereadores de Igrejinha destinou, por meio da mesa diretora de 2024, da 14ª Legislatura, o valor de R$ 250 mil para somar aos patrocínios do restauro da Steinhaus e contribuir com a preservação do patrimônio.
É possível saber mais sobre o projeto e acompanhar o andamento da obra através da página no Instagram @steinhaus.igrejinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 99657-6602.