Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Igrejinha, durante a sessão plenária da última segunda-feira (12), o Projeto de Lei de autoria da vereadora Neidi Zeni (PP) que institui o “Março Lilás”. A proposta tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero, por meio da realização de ações ao longo do mês de março.
O Projeto de Lei do Legislativo nº 009/2025 justifica-se pelo fato de o câncer de colo de útero ser uma das principais causas de morte entre as mulheres. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam significativamente. Por isso, é fundamental promover a conscientização sobre a importância da prevenção, como a realização de exames periódicos.
“Esperamos promover maior conhecimento e cuidado em relação à saúde da mulher, com o apoio de toda a comunidade. Não se trata apenas de colocar cores no calendário, mas de direcionar a atenção dos agentes públicos — não apenas da área da saúde — para temas importantes. Propomos a lembrança da data por meio de uma lei como forma de reforçar essa mensagem, com a realização de ações ao longo do mês, assim como já ocorre em outros municípios”, destaca a vereadora.
O projeto foi aprovado por unanimidade, o que foi comemorado pela proponente. “Como mulher, entendo que precisamos abordar essas temáticas e voltar os olhos e ações da comunidade para a nossa saúde. Espero que o mês de março seja de conscientização e de boas reflexões”.