Sessão solene foi realizada na tarde da segunda-feira (26) proposta pelo vereador Neimar Parreira

Na tarde desta segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Emater/RS-Ascar. A proposição foi feita pelo vereador Neimar Parreira (PP), reconhecendo a importância do trabalho executado pela instituição no município e em todo o Estado, bem como sua contribuição direta para o desenvolvimento da agricultura.
A Emater/RS-Ascar (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural) é uma instituição pública que presta assistência técnica e extensão rural e social a produtores rurais do Rio Grande do Sul. Seu trabalho envolve a oferta de serviços de apoio técnico, orientação, capacitação e acesso a crédito para famílias rurais, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do setor.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Luciano Schwerz; do deputado estadual Joel Wilhelm; do vice-prefeito de Igrejinha, Juliano Müller de Oliveira; de secretários municipais; de representantes estaduais da Emater/RS-Ascar; de diversos municípios; de agências bancárias e cooperativas financeiras; além de representantes de entidades diversas.
Durante sua fala, o vereador Neimar Parreira destacou as sete décadas de atuação da instituição, que contribuíram diretamente para a agricultura e o progresso de Igrejinha. “O que começou como uma iniciativa para levar conhecimento técnico ao interior transformou-se em uma das mais respeitadas experiências de assistência técnica e social do Brasil. A Emater esteve presente em todos os momentos importantes da agropecuária gaúcha. É uma ponte entre o conhecimento e a vida no campo. Acompanhei de perto o trabalho realizado, que é marcado por muito compromisso e resultados. É uma grande honra poder reconhecer uma instituição que viveu e contribuiu para as transformações do meio rural, beneficiando todo o Estado e, em especial, nosso município”, destacou o parlamentar.
A ex-extensionista da Emater/RS-Ascar, Miriam Carneti, que atuou por 20 anos em Igrejinha, também foi homenageada e emocionou-se ao relembrar sua trajetória. “Foram 30 anos de Emater. Cheguei aqui em 2005 para reabrir o escritório e atender uma comunidade que eu ainda não conhecia. Comecei pelas mulheres agricultoras. Agradeço profundamente por essa homenagem, que me emociona muito. Ter feito parte desta instituição é uma grande honra, e poder estar aqui para receber este reconhecimento é ainda mais gratificante.”
Encerrando a solenidade, o presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Luciano Schwerz, falou sobre os desafios e o futuro da assistência técnica no Estado. “Sou extensionista de carreira e, atualmente, estou na presidência. Somos a segunda maior empresa do setor no Brasil e a única que mantém esse modelo, com dois CNPJs trabalhando em conjunto por um mesmo objetivo. Quero fazer um cumprimento muito especial aos nossos agricultores, que enfrentam desafios climáticos cada vez mais intensos. Precisamos nos adaptar, adotando novas práticas agrícolas e criando oportunidades para os produtores. Agradecemos esta homenagem e reafirmamos nosso compromisso com o povo gaúcho, especialmente com o agricultor familiar”, declara desejando vida longa à agricultura e a Emater!
Além da entrega da placa em homenagem à Emater-RS/Ascar pelos 70 anos, também foi entregue um voto de congratulações à Miriam Carnetti pelos serviços prestados antes de sua aposentadoria para o município.
 
Sobre a Emater
Em 02 de junho de 1955, chegava ao RS o Serviço Oficial de Extensão Rural, com a fundação da ASCAR marcando um momento histórico para os pequenos produtores rurais gaúchos. Iniciou suas atividades com 28 extensionistas rurais, sendo 15 mulheres para atuarem na área de bem-estar e 13 homens na área agronômica e chegou a atender todos os 497 municípios do Estado.
A Emater/RS-Ascar atua de forma efetiva no desenvolvimento da agricultura, através do apoio técnico e orientação para os produtores rurais, auxiliando-os em diversas áreas, como agricultura, pecuária, produção de alimentos, manejo do solo, entre outras. Além do apoio técnico, a Emater/RS-Ascar também atua na extensão rural e social, promovendo a capacitação de produtores, a organização de cooperativas e associações, e a implementação de projetos sociais para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.

Data de publicação: 27/05/2025

Créditos: Lidiani Lehnen

Créditos das Fotos: Laura Prado

Compartilhe!