Na noite desta segunda-feira (25), o plenário da Câmara de Vereadores de Igrejinha se transformou em um palco de talento e celebração. Isso porque foi realizada uma Sessão Solene em homenagem à Banda 10 pelos seus 25 anos de trajetória. A cerimônia teve início e encerramento com um verdadeiro show, celebrando a música produzida em Igrejinha por uma das mais importantes bandas de baile da atualidade.
A homenagem foi proposta pela vereadora Ana Oliveira (PSB), juntamente com os vereadores Patrícia Wallauer (PL) e Maxwel de Matos (PSB), em reconhecimento ao trabalho realizado pelos artistas que levam o nome de Igrejinha com alegria e talento. A sessão contou com a presença do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dirceu Linden Junior, representando o Poder Executivo, além de familiares, fãs, amigos e ex-integrantes da banda. Em seus discursos, os parlamentares relembraram a trajetória da Banda 10 e compartilharam memórias vividas com ela, destacando sua importância na cena musical e o talento que espalham pelo Sul do país.
A vereadora Ana, proponente da Sessão Solene, ressaltou a honra de homenagear os artistas da cidade. “Após 25 anos de estrada, a Banda 10 continua levando alegria aos palcos, representando Igrejinha e conquistando cada vez mais fãs pelo Sul do Brasil. A Câmara de Vereadores reconhece e homenageia essa trajetória de dedicação, talento e superação. Que venham muitos mais anos de sucesso”, declarou.
Em nome da banda, Francy Bandeira agradeceu pela homenagem que celebra 25 anos de muito trabalho e dedicação ao que mais amam: a música. “Agradecemos a homenagem honrosa. Ela reconhece nosso trabalho coletivo e nosso compromisso com a excelência. Continuaremos trabalhando muito para conquistar novos objetivos e superar desafios. Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada conosco. Queremos seguir crescendo, contribuindo com a cidade de Igrejinha e fortalecendo o nome da nossa querida Banda 10”, afirmou.
Também representando a banda, Alexandre Links, filho do fundador, músico e sócio, destacou a trajetória de superação. “Para muitos é só o palco, mas tudo o que está por trás, como o sacrifício, o empenho e a dedicação, muitas vezes não é visto nem valorizado. Não foi fácil chegar até aqui, mas cada desafio foi base para construirmos nossa história, e hoje nos sentimos muito fortes. Parece que começamos ontem, pois continuamos cheios de energia para dar sequência ao nosso trabalho. Temos muitos projetos para o futuro”, projetou.
Sobre a Banda 10
Um dos grandes nomes da música de bailão do Sul do Brasil, a Banda 10 completa 25 anos de história em 2025. Criada inicialmente como um projeto de hobby para músicos, a banda se consolidou ao longo dos anos e hoje é referência no estilo, com reconhecimento dentro e fora do Rio Grande do Sul.
A trajetória da Banda 10 em Igrejinha começou em 2004, quando Valmir, então funcionário do grupo, trouxe a banda para a cidade. Com experiência na administração musical, ele decidiu adquirir o projeto e transformá-lo em algo maior. Em 2007, seu filho Alexandre passou a integrar o grupo, assumindo os teclados, a gaita e também os vocais. Atualmente, pai e filho dividem a gestão da banda, que conta com um time de 12 músicos.
A caminhada foi marcada por desafios. Em 2006, um incêndio criminoso destruiu o ônibus da banda, e a comunidade se mobilizou organizando uma rifa para ajudá-la a se reerguer. Em 2020, durante uma turnê no Paraná, o ônibus quebrou e o grupo ficou impedido de viajar por uma semana. No início da carreira, as viagens eram feitas em um Fiat Uno apertado, com os instrumentos sendo carregados no colo pelos músicos.
A grande virada na história da Banda 10 veio em 2013, com a entrada da vocalista Francy Bandeira, que rapidamente conquistou o público e ficou conhecida como a “Barbie do Bailão”. Vinda do rock, adaptou-se ao estilo e se tornou um dos principais destaques do grupo.
Ao longo da carreira, a Banda 10 lançou oito CDs, todos disponíveis nas principais plataformas digitais, e realiza shows pelos três estados do Sul. O repertório reúne diversos sucessos, como “Bebendo Pra Esquecer” (2016), gravado no hotel Ecoland, em Igrejinha, e “Ainda Não Superei”, parceria com o grupo Brilha Som, registrada no pub Ancestral. Em 2024, lançou seu primeiro DVD, Modo Bailão, com 13 faixas gravadas em Igrejinha. O trabalho foi um sucesso imediato, e a canção “Boletos do Coração” alcançou o topo do estilo bailão no Brasil logo após o lançamento. Sempre valorizando suas raízes, a banda incluiu no segundo CD uma homenagem especial à Oktoberfest de Igrejinha, festa da qual participa desde 2004.
Ao longo dos anos, a Banda 10 se consolidou como um verdadeiro fenômeno, transformando paixão em carreira e conquistando reconhecimento. Prova disso foi o Troféu de Clipe do Ano de Bailão, recebido em 2024 por “Boletos do Coração”.
Após 25 anos de estrada, a Banda 10 segue levando alegria aos palcos, representando Igrejinha e conquistando fãs por todo o Sul do Brasil. A formação atual conta com Francy Bandeira, Xandy Minks, Alyson Minks, Valmir Minks, Jeferson Rafael, Wesley Lopes, Gustavo Esparremberger e Mateus Hentges.