Por indicação do vereador Maxwel de Matos, Casa Legislativa reconhecerá talentos nas áreas de Esporte, Cultura, Empreendedorismo e Educação

A Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou, na Sessão Ordinária do dia 2 de setembro, a criação do Prêmio Jovens em Destaque. A iniciativa, proposta pelo vereador Maxwel de Matos (PSB) por meio do Projeto de Decreto Legislativo 01/2025, prevê uma homenagem anual a jovens do município, em sessão solene realizada sempre no mês de agosto, em alusão ao Dia Internacional da Juventude. A cada edição, até quatro jovens serão reconhecidos, um em cada uma das seguintes áreas: Cultura, Esporte, Educação e Empreendedorismo.

Segundo o vereador Maxwel, a proposta busca valorizar e incentivar a juventude local. “Eu não me canso de dizer que, um dia, deram voz à minha juventude e me oportunizaram, com o tempo, ocupar este espaço e função que hoje exerço, assim como aconteceu na minha vida artística, com a música. Uma das bandeiras que trouxe para esta Casa é a defesa do protagonismo jovem. Este é um primeiro passo para que aqueles que já contribuem com a comunidade sejam reconhecidos”, destacou.

Ele acrescenta que a criação do prêmio também é um estímulo para fortalecer a participação juvenil. “Vejo muitas entidades e grupos enfrentando dificuldade em envolver jovens em papéis de liderança. Este prêmio, além de homenagear, reforça a responsabilidade que cada um tem na continuidade do trabalho iniciado e realizado por seus antecessores nas mais variadas áreas”.

Poderão concorrer ao prêmio jovens de 15 a 33 anos, residentes em Igrejinha há pelo menos um ano, que tenham realizado ações, projetos ou iniciativas de relevante impacto cultural, educacional, esportivo ou econômico na comunidade. A escolha dos homenageados será feita por uma Comissão de Seleção, nomeada pela Mesa Diretora e formada por três vereadores, que avaliarão os critérios estabelecidos. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Data de publicação: 04/09/2025

Créditos: Lidiani Lehnen

Compartilhe!