A Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou, na Sessão Ordinária do dia 2 de setembro, a criação do Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo. A iniciativa, proposta pela vereadora Ana Oliveira (PSB) por meio do Decreto Legislativo 002/2025, busca reconhecer a trajetória de advogados que se destacam não apenas no exercício da advocacia, mas também na contribuição social e comunitária para a cidade.
O reconhecimento será entregue uma vez por ano, sempre no mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Advogado e celebração do Mês da Advocacia. O prêmio leva o nome do Dr. Alexandre Fidelis de Araújo, advogado que deixou um legado de dedicação, ética e compromisso com a justiça em Igrejinha, com destacada atuação em diferentes frentes da comunidade.
A iniciativa também simboliza o reconhecimento ao trabalho dos advogados e da própria Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Igrejinha, instituição que possui destacada relevância social e institucional no município.
A parlamentar acredita que a homenagem é justa, tanto ao profissional que dá nome à premiação, quanto para aqueles que hoje estão na função jurídica ou os que estarão no futuro. “Agradeço imensamente aos colegas vereadores pela aprovação deste projeto, que faz parte da minha luta em defesa dos direitos humanos e sociais, valorizando aqueles que dedicam suas vidas à justiça e ao bem comum. É importante reconhecer profissionais que se destacam e contribuem para Igrejinha ser o lugar que é, pois é uma soma de pessoas que fazem a sua parte, e isso também se aplica no Direito”, destaca.
O processo de escolha será conduzido por uma Comissão Especial formada por três vereadores designados pelo presidente da Casa. Esta comissão poderá consultar a Subseção OAB Igrejinha a fim de avaliar os nomes indicados. O projeto foi aprovado por unanimidade.