A acolhedora Picada Café foi palco do 1° Encontro de Vereadoras da Serra Gaúcha, realizado no dia 27 de setembro. As vereadoras de Igrejinha Ana Oliveira (PSB) e Patrícia Wallauer (PL) marcaram presença com o objetivo de buscar informações e se integrar a parlamentares de outros municípios e voltaram muito motivadas.
Patrícia destaca que eventos como esse servem de estímulo para a caminhada como legisladoras e fazem concluir que a participação das mulheres na política vai muito além do suprimento de cotas. “As mulheres precisam dividir com os homens as responsabilidades da vida em sociedade. As visões de ambos se complementam e quem sai ganhando somos todos nós. Gratidão a Câmara de Picada Café, em nome de sua Presidente Marilei, que representa o legislativo, às demais vereadoras e também um agradecimento ao prefeito da cidade, o Sr Daniel Rückert que participou e incentivou a iniciativa”, conta.
A satisfação de ter participado é compartilhada também pela vereadora Ana. “Foi um momento de aprendizado e inspiração, onde tive a oportunidade de ouvir mulheres guerreiras, com histórias de vida lindas e de muita luta. Saí de lá fortalecida, com ainda mais motivação para continuar fazendo a diferença na vida das pessoas. É um orgulho ser mulher e ocupar o espaço de vereadora, representando tantas vozes femininas que merecem ser ouvidas e respeitadas”, destaca.
Apartidário, o evento teve o objetivo de mostrar a importância das mulheres nas casas legislativas e na política em geral. Na Câmara de Picada Café, atualmente as mulheres ocupam 5 das 9 cadeiras do legislativo. O encontro teve como palestrantes a vereadora e Presidente da Câmara de Vereadores de POA, Comandante Nádia, e a ex-vereadora e ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, que compartilharam suas experiências pessoais na vida política. A abertura teve ainda um momento de sensibilidade feminina através da apresentação de uma flautista e de um grupo vocal composto por mulheres.