Parlamentar estimula que empresas, escolas e instituições sem engajem na causa

Igrejinha está vivendo os dias mais alegres do ano com a realização da 36ª Oktoberfest de Igrejinha. A festa movimenta o Parque de Eventos Almiro Grings com a comunidade local e turistas vindos dos mais variados locais, inclusive de fora do Rio Grande do Sul. Na entrada que vai para o Parque de Diversões um banco vermelho chama atenção. Ele faz parte de uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que existe em vários locais e, no município, foi proposta pela vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP).
 
Além de protocolar o projeto na Câmara de Vereadores e buscar uma representatividade de lei para a campanha, ela vem estimulando e promovendo reflexão para a causa. “Eu defendo as políticas públicas para as mulheres no meu mandato e por isso sempre me uno a ações de combate à violência contra as mulheres, dentro do que me compete como vereadora. Fico muito alegre em ter o pedido para o banco instalado no Parque de Eventos Almiro Grings, contando com a grande visibilidade que a Oktoberfest tem. Agora, meu objetivo é que seja instalado em mais locais, colocando esse assunto ainda mais em evidência em nossa cidade”, declara. 
 
Este é o segundo banco instalado desde que a vereadora iniciou as articulações e pedidos nesse sentido. O primeiro está na Praça Dona Helena Leão, no bairro 15 de Novembro. “Agora a nossa mobilização é para que empresas, escolas e instituições das mais diversas também instalem ou pintem um banco com a cor e se somem à esta importante e necessária causa”, pede.
 
O Projeto Banco Vermelho busca ser um instrumento permanente de visibilidade, reflexão e enfrentamento à violência de gênero, representado por bancos pintados de vermelho.

Data de publicação: 22/10/2025

Créditos: Lidiani Lehnen