Na sessão da última terça-feira (28), a Câmara de Vereadores de Igrejinha aprovou o Projeto de Lei Legislativo 055/2025, que permite a criação do título simbólico de Patrono dos Festejos Farroupilhas do Município. A proposta foi apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Maxwel de Matos (PSB), e tem o objetivo de reconhecer anualmente personalidades do tradicionalismo gaúcho no município.
De acordo com o projeto, anualmente, uma Comissão Municipal definirá o patrono ou patrona dos Festejos Farroupilhas. Este grupo prevê a composição de três vereadores, e de um representante por entidade tradicionalista de Igrejinha. As pessoas que podem ser indicadas ao título devem ser personalidades que se destacam no tradicionalismo igrejinhense, através da promoção da cultura gaúcha.
Fortalecimento das tradições
Ao destacar o projeto, o vereador Max salientou a importância de o município fazer o reconhecimento a importantes personalidades ligadas ao tradicionalismo de Igrejinha. "São pessoas que estão deixando a cultura gaúcha como legado para as próximas gerações, que têm a oportunidade de aprender com quem vive do tradicionalismo há décadas em nossa cidade. É também uma forma de reconhecer aqueles que dedicam seu tempo e vida à cultura tradicionalista igrejinhense", ressaltou.