Pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou a entrega do Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo, honraria criada para destacar personalidades de destaque no campo do Direito. O primeiro agraciado foi o advogado Dr. Clóvis Claunir Werb, reconhecido por sua trajetória admirável na advocacia e por sua atuação voluntária em diversas entidades e associações, além de sua participação na vida política igrejinhense. A Sessão Solene ocorreu na terça-feira (4), contando com a presença dos vereadores, do prefeito Leandro Hörlle e do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira.
Também prestigiaram o evento os secretários Dirceu Linden Junior (Administração e Desenvolvimento Econômico), Willian Procksch (Planejamento e Meio Ambiente), Vinicio Wallauer (Saúde) e Cesar Hörlle (Finanças), além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ex-vereadores, suplentes, a presidente da Apae de Igrejinha, Suleica Engelman, e membros de diversas entidades e associações locais. Presenças de destaque foram os advogados Anderson e Cícero Araújo, filhos do Dr. Alexandre Fidelis de Araújo, patrono do prêmio jurídico instituído pela Câmara.
Durante a cerimônia, os discursos foram marcados por admiração, emoção e gratidão. Vereadores e representantes do Executivo ressaltaram a relevância da trajetória do homenageado, relembrando momentos marcantes de seus 64 anos de vida e quase 40 anos de atuação como advogado inscrito na OAB.
Sobre a homenagem
O Prêmio Jurídico Alexandre Fidelis de Araújo foi proposto pela vereadora Ana Oliveira (PSB) em agosto deste ano, mês em que está previsto que a honraria seja entregue anualmente. Instituído por meio do Decreto Legislativo nº 002/2025, o prêmio tem como objetivo reconhecer a trajetória de advogados que se destacam não apenas no exercício da advocacia, mas também por sua contribuição social e comunitária para o desenvolvimento da cidade. Para que a homenagem pudesse ser concedida ainda neste ano, a entrega foi organizada especialmente para esta data, respeitando os prazos regimentais estabelecidos.
“Após conhecer um pouco da trajetória, fica ainda mais claro o quanto é merecida essa homenagem. Esse projeto, de minha autoria, foi criado para reconhecer anualmente os advogados que fazem a diferença na nossa cidade — profissionais que dedicam a sua vida à justiça, à defesa dos direitos e à verdade. É uma forma sincera de valorizar quem exerce a advocacia com ética, coragem e amor pelo que faz. Que esta homenagem simbolize o respeito e a gratidão de toda a comunidade aos advogados e às advogadas e, neste dia, ao Dr. Clóvis Claunir Werb”, destacou a vereadora Ana Oliveira.
Sobre o homenageado
Nascido em 1691, no casarão da família Mentz, construído pelo seu bisavô, Clóvis Claunir Werb é um advogado com expressivo envolvimento comunitário em Igrejinha. Casado com Ronete, é pai de Carina e Thiago, e avô de Guilherme e Sofia. Formou-se em direito em 1986 e completará, em 2026, 40 anos de atuação na advocacia e inscrição na OAB-RS 21.407. É um dos 17 advogados fundadores da Subseção da OAB Igrejinha e Três Coroas, tendo encaminhado junto a OAB/RS o processo para a sua criação.
Na política, filiou-se ao antigo PDS (atual Progressistas) em 1981, sendo o seu atual presidente e já tendo ocupado diversos cargos. Participou como Secretário da Administração e Planejamento do Município de Igrejinha, assumindo pela primeira vez aos 21 anos, no mandato de Jahir Arthur Wallauer e, posteriormente, em parte da primeira gestão de Lauri Auri Krause. Na eleição municipal de 1988 compôs a chapa majoritária do partido na eleição municipal, como vice-prefeito, junto com o empresário Erni Engelmann. Foi vereador no município pelo PP na legislatura 2017/2020.
Como voluntário em entidades e na sociedade, empilha uma série de locais com os quais já contribuiu ou contribui. Como fundador, além da OAB, também integrou o Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança), Associação Cultural e Desportiva Dr. Romeu Linden, Clube Serra Grande de Vôo Livre, Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (Acervai), Associação dos Moradores de Serra Grande - Rota das Nuvens e Associação Amigos do Hünsruck. Foi presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha em 2013, além da OAB-RS Subseção Igrejinha-Três Coroas (1993/1994), Associação Cultural e Desportiva Dr. Romeu Linden (2014/2015), Centro Estudantil de Igrejinha CNEC (1978), Associação dos Moradores de Serra Grande - Rota das Nuvens, Associação Amigos do Hünsruck, Comissão Municipal das Cidades Irmãs Igrejinha-Simmern - Alemanha e Partido Progressistas em duas gestões, além da participação em diversas entidades, além das já citadas (Sociedade União de Cantores (SUCI), Sociedade de Canto 15 de Outubro de Lajeadinho, Associação Cultural e Recreativa 10 de Novembro e CTG Sentinela da Tradição).