A vereadora Professora Neidi, proponente do projeto, celebra o avanço pela inclusão

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, que determina a substituição dos sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais nas escolas de Igrejinha. A medida busca promover maior inclusão e garantir mais acessibilidade para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Conforme a autora do projeto, vereadora Professora Neidi Ione Roos Zeni (PP), este é mais um passo importante quando se fala em inclusão. “Precisamos pensar os ambientes de forma que eles sejam adequados e agradáveis para todos os envolvidos. Os estudantes com TEA, de forma especial, são beneficiados com a mudança, mas acredito que ela é benéfica para toda a comunidade escolar.”

A vereadora destaca que algumas escolas já haviam realizado a substituição por sinais que respeitam todos que utilizam o espaço, mas reforça a importância de tornar essa prática uma determinação, garantindo atenção ao tema em todos os ambientes escolares, sejam públicos ou privados. Ela pontua ainda que poderá ser escolhida uma música ou um som padrão, assim como temas específicos conforme datas ou ações pertinentes.

Os estabelecimentos de ensino terão o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de publicação desta Lei, para se adequarem às suas determinações.

Data de publicação: 17/11/2025

Créditos: Lidiani Lehnen