Igrejinha comemora mais um avanço na inclusão. A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Resolução nº 007/2025, que garante a presença de intérprete ou tradutor de Libras em todas as sessões, audiências e transmissões oficiais. O objetivo da iniciativa é garantir a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva.
A proposta é dos vereadores Professora Neidi Ione Roos Zeni (Progressistas), Maxwel de Matos (PSB) e Silvestre Garcia (Progressistas) e busca contribuir com as ações de acessibilidade buscando que cada vez mais munícipes possam acompanhar as atividades realizadas pelo parlamento igrejinhense.
“Essa iniciativa fortalece a participação da comunidade surda e reafirma o compromisso com uma política acessível para todos os igrejinhenses. É um importante passo”, declara o vereador Silvestre Garcia, representando os proponentes.
Conforme o projeto, a presença de tradutor e intérprete de Libras será obrigatória nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias; Audiências Públicas; e transmissões realizadas pela Câmara Municipal, inclusive em televisão e redes sociais. A contratação dos profissionais poderá ser realizada por meio das modalidades previstas na legislação vigente, incluindo contratação direta, convênios ou parcerias com entidades públicas ou privadas especializadas no atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Após a aprovação, a mesa diretora da casa iniciará o processo de busca de profissionais aptos à função e a efetivação deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2026.