Quatro jovens foram reconhecidos por suas atuações nas áreas de Cultura, Educação, Esporte e Empreendedorismo

A juventude é um tempo de aprendizados para o futuro, mas também já é momento de construir e, em muitos casos, começar a alcançar reconhecimento. Na última quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Igrejinha entregou o Prêmio Jovens em Destaque, homenageando quatro talentos que se sobressaem nas áreas de Cultura, Educação, Esporte e Empreendedorismo.

Foram agraciados por suas contribuições ao município: na Cultura, Nicole Dörr; na Educação, Luís Loro; no Esporte, Tomás Boeira; e no Empreendedorismo, Anderson Langner (Andinho da Clarita). A Sessão Solene contou com a presença dos vereadores, do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dirceu Linden Junior, além de familiares e amigos dos homenageados.

O vereador Maxwel de Matos, proponente da premiação, destacou a emoção e a gratidão por poder reconhecer jovens de forma especial. “Muitas vezes a gente espera para reconhecer a experiência. Eu sou muito grato à experiência, pois aprendi e aprendo muito. E quero reconhecer as pessoas experientes. Mas, num momento em que vivemos uma escassez de novas lideranças — em que muitos não entendem o papel que têm a cumprir junto à sociedade e acabam se esvaindo de suas responsabilidades —, acho fundamental reconhecer quem se destaca e faz pelo próximo, pelo seu município. E a estes que estão aqui, sendo os primeiros jovens homenageados, Igrejinha diz um muito obrigado”, declarou.
 
 
Breve biografia dos homenageados
 
Nicole Gabriele Dörr encontrou na dança um caminho de expressão e sensibilidade desde muito jovem. Aos 11 anos, iniciou sua trajetória na Escola de Dança Suplés, onde posteriormente consolidou sua carreira como professora, bailarina e coreógrafa. Formada em Educação Física (Licenciatura) e estudante de Dança, já atuou no Cemae Aprender, é uma das idealizadoras da Mostra Municipal de Dança de Igrejinha e uma das fundadoras do projeto social Compor com Cor, no qual oferece aulas de dança gratuitamente. Participou como artista da Reabertura do Estádio Beira-Rio, atua como voluntária em espetáculos e intervenções artísticas durante a Oktoberfest de Igrejinha e já integrou diversos concursos de dança na região, recebendo premiações por suas coreografias e performances.
 
Luis Felipe Loro é formado em Letras e possui especializações em Gestão Pública, Formação de Leitores e Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. É Mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico, da Espanha, com foco na formação de professores. Já lecionou em escolas da rede municipal de Igrejinha, é um dos fundadores do Instituto Desenvolver e do Te Puxa – Aulas Preparatórias. Desde 2024, integra o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, representando o Poder Executivo. Em 2025, lançou o livro O que faz um bom professor se tornar um ótimo professor?, publicado pela Editora Essência. Atua também como consultor e coordenador de projetos educacionais no Instituto Essência do Saber.

Anderson Langner Coleraux, conhecido como Andinho da Clarita, é o criador e rosto da Clarita Cozinha, empresa especializada em churrasco e assados para eventos. Começou a trabalhar aos 13 anos, atuando em diferentes segmentos do comércio até descobrir sua verdadeira paixão: o churrasco. Durante a pandemia, criou a Clarita Cozinha como um projeto familiar, oferecendo marmitas de churrasco às sextas-feiras. Já participou de um reality show gastronômico e, atualmente, leva seus pratos a diversos e importantes eventos do setor. Com o tempo, a dedicação, o talento e o amor pelo fogo transformaram o projeto em uma marca consolidada no mundo dos eventos gastronômicos.

Tomás da Silva Boeira recebeu o diagnóstico de diabetes aos 9 anos, condição que o levou a um episódio de cetoacidose, decorrente de glicemia extremamente alta, e a uma internação em UTI aos 14. Apesar do preconceito em relação à prática de exercícios por pessoas com diabetes, um educador físico o incentivou, e essa virada de chave o levou ao atletismo. Em 2013, participou de uma seleção para uma prova no Monte Everest e foi o único atleta com diabetes a alcançar o acampamento base. Entre 2020 e 2023, praticou corrida de aventura, competindo em campeonatos Sul-Americanos, Brasileiros e Mundiais. Em 2024, completou os 500 km do Bikingman, uma das provas de ciclismo de longa distância mais desafiadoras, sem qualquer tipo de assistência. Em 2025, concluiu 1000 km do Bikingman ao lado do amigo Egon Wallauer. Apaixonado por aventuras, Tomás viaja com a Komboeira Aventuras, projeto herdado dos avós, explorando trilhas, pedalando, praticando canoagem e acampando. Sua história é marcada por superação, disciplina e amor pelo esporte.

Data de publicação: 24/11/2025

Créditos: Lidiani Lehnen