Valor é resultado da gestão comprometida realizada em 2025

A Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou o repasse de R$ 400.073,51 ao Poder Executivo, referente a parte do duodécimo do Legislativo. A entrega foi efetuada na segunda-feira (12), com a presença do presidente da Casa em 2025, vereador Maxwel de Matos, da vice-presidente, vereadora Patrícia Wallauer, do prefeito Leandro Hörlle e do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause.
 
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Maxwel de Matos, o repasse foi possível graças à gestão comprometida e ao equilíbrio financeiro mantido pela Casa Legislativa, mesmo diante dos expressivos investimentos e mudanças realizadas em 2025. “Prezamos pela transparência, responsabilidade e compromisso com o dinheiro público. Realizamos diversos investimentos no espaço da Câmara e aproximamos ainda mais a instituição da comunidade, algo que sempre foi nosso objetivo. A Câmara é a Casa do Povo e é ao povo que ela deve servir. Ficamos felizes em poder repassar esse valor ao Executivo, que será investido em ações na área da cultura, fortalecendo um setor pulsante e muito promissor em nossa cidade”, destacou o presidente.
 
O prefeito Leandro Hörlle agradeceu o repasse e ressaltou o compromisso conjunto com a comunidade. “Quero agradecer a todo o Legislativo municipal pela devolução desse recurso, que será muito bem utilizado em benefício dos cidadãos igrejinhenses. Seguimos comprometidos, Executivo e Legislativo, em trabalhar pelo melhor para a nossa querida Igrejinha”, afirmou.
 
Melhorias e mudanças com responsabilidade

Em 2025, a Câmara de Igrejinha também recebeu investimentos e melhorias importantes, com o objetivo de qualificar ainda mais a experiência e a aproximação com a comunidade. Entre as ações realizadas, destacam-se a modernização do sistema de transmissão das sessões e a contratação de assessoria de imprensa para divulgação das atividades, garantindo mais transparência. Também foram realizadas reformas estruturais, onde o plenário da Câmara foi modernizado, com a troca do sistema de som e imagem, além de conserto do elevador, promovendo acessibilidade. Também está encaminhado com recurso reservado a obra do telhado que será trocado e a adequação de acessibilidade dentro do plenário, com a organização de espaços para cadeirantes e cadeiras especiais. 
A gestão também incentivou a ida dos vereadores a Brasília, para que pudessem conhecer a estrutura e funcionamento da política nacional. “Estar lá permite contatos, mostrar frente a frente as necessidades. No coletivo, os vereadores conquistaram cerca de R$ 5 milhões em emendas e recursos para Igrejinha”, comemora Maxwel. 
 
 
O que é o duodécimo? 

O duodécimo corresponde ao recurso repassado mensalmente pelo Executivo à Câmara Municipal para custear as despesas do Legislativo, conforme determina a Constituição Federal. Por lei, o Legislativo tem direito a até 6% do orçamento municipal e, historicamente, a Câmara de Igrejinha não recebe nem 2%. “Pegamos um recurso menor no comparativo com outros municípios e, ainda assim, conseguimos sempre fazer boas devoluções. Temos uma equipe enxuta, avaliamos cada investimento ou gasto de forma estratégica. Com economia e uso responsável é possível garantir esses resultados”, explica Maxwel. 
Quando há economia desses recursos ao longo do exercício financeiro, a legislação permite que o valor não utilizado seja devolvido aos cofres do município e aplicado em demandas da comunidade, geralmente definidas em conjunto entre os poderes.

Data de publicação: 26/01/2026

Créditos: Lidiani Lehnen