Vereadores protocolam Moção de Apelo ao Governo para auxiliar profissionais da área artística musical

Os Vereadores Padilha (Progressistas), Joãozinho Lopes (PSB) e Carlinhos Michaelsen (PDT) protocolaram uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para que seja instituída uma linha de crédito especial para os profissionais da área artística musical (músicos, bandas e produtores), através do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL).
Segundo os proponentes, a declaração de pandemia de COVID-19 e os Decretos Estaduais e Municipais, que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazem com que o setor artístico sofra grandes impactos financeiros, necessitando de uma especial atenção do Poder Público, uma vez que, consequentemente, estas medidas proíbem a realização de eventos, mantém casas de shows fechadas e não permitem a música ao vivo nos estabelecimentos (mesmo naqueles cuja abertura está autorizada), visando garantir o distanciamento social.
O Vereador Padilha ressaltou que a pandemia ocasionou também o cancelamento de muitas feiras, festivais, festas religiosas, eventos em comunidades e outros similares, que garantiam a renda desses profissionais, e sem essas atividades cerca de 20 mil famílias que compreendem o setor - que incluem bandas, músicos, equipe técnica, motoristas e outros – ficam desassistidas.
A Moção de Apelo será votada na próxima terça-feira (23) e, após aprovada, será encaminhada ao Governador, ao Presidente da Assembleia Legislativa e ao Banrisul.

Data de publicação: 24/06/2020

Créditos: Eduardo Pereira