Aproximadamente 9 mil títulos de eleitor podem ser cancelados em Igrejinha

Na tarde da última terça-feira (06) o Cartório da 149ª Zona Eleitoral recebeu a visita da Presidente do TRE-RS, Desembargadora Marilene Bonzanini, que solicitou o apoio das instituições e entidades locais para auxiliar na divulgação do recadastramento biométrico, cujo prazo encerra-se no dia 04 de setembro em Igrejinha.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha, Vereador Joãozinho Lopes (Progressistas), esteve presente no evento, acompanhado dos Vereadores Clóvis Werb (Progressistas), Neimar Luiz Parreira (Progressistas), Juliano Muller de Oliveira (PSB) e Guto Scherer (MDB), e destacou a importância da participação das instituições na divulgação do recadastramento, colocando a Câmara de Vereadores à disposição. "Em todas as Reuniões Ordinárias estamos comunicando os cidadãos do prazo de realização do recadastramento, pois entendemos a importância deste ato de cidadania. Vamos dialogar e buscar alternativas de divulgação para que o eleitor compareça ao Cartório, evitando o cancelamento de mais de 9 mil títulos no município" - completou.

Segundo a Desembargadora, em entrevista coletiva, o Cartório de Igrejinha tem capacidade de operação para a realização de até 200 atendimentos diários. Ocorre que, mesmo prestes a encerrar o prazo no município, estão sendo realizados em média 50 atendimentos.

Todos os eleitores que não possuem a informação "identificação biométrica" no canto superior direito do título devem procurar o Cartório Eleitoral para realizar a atualização de dados e coleta de biometria, mesmo aqueles que já tenham votado utilizando a biometria na última eleição (realizado através da importação dos dados biométricos do IGP).

A chefe do cartório eleitoral, Kelly Stobbe, explicou que, para conseguir atingir o mínimo de 80% do cadastramento do eleitorado, é necessário o comparecimento de, aproximadamente 170 pessoas por dia. Atualmente o município conta com 66.67% de recadastramentos concluídos.

O eleitor que não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado terá seu título cancelado, ocasionando diversos prejuízos ao cidadão, dentre outros a impossibilidade de emissão de documentos, de obtenção de empréstimos e financiamentos, do recebimento de salários de função ou empregos públicos e da realização de matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Os cidadãos devem comparecer ao cartório eleitoral munidos de documento de identidade e comprovante de residência, e os agendamentos podem ser realizados pelo site: https://eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento

Data de publicação: 07/08/2019

Créditos: Eduardo Pereira