Câmara de Vereadores realiza Reunião Solene para homenagear a Escola Luterana

Na última terça à noite, dia 08, a Câmara de Vereadores realizou uma homenagem à Escola Luterana Redentor, pelos seus 60 anos de fundação.

O requerimento da homenagem foi apresentado pelas vereadoras Neidi Roos e Diana Spohr.

O evento contou com a presença dos Vereadores, do prefeito Leandro Horlle, do diretor e pastor Elton Zilque, do presidente da Mantenedora Congregação Evangélica Luterana Redentor Alexandre Matte Junior, professores e amigos, que vieram prestigiar a instituição nesta noite especial.

Na ocasião, a Câmara de Vereadores também fez uma singela homenagem ao Dia Internacional da Mulher, entregando um mimo as mulheres presentes na solenidade.

Abaixo, uma biografia da instituição.

ESCOLA LUTERANA REDIENTOR

A Escola Fundamental Luterana Redentor (EFLUR), inicialmente denominada Escola Evangélica Luterana Redentor, é uma instituição de Ensino Confessional, localizada na cidade de Igrejinha, RS.
Os congregados da recém fundada Igreja Luterana, de Igrejinha, tinham o desejo de verem seus filhos estudando em uma escola paroquial, fato que se concretizou no dia 12 de março de 1962. As aulas aconteciam dentro da capela luterana, organizada de maneira multiseriada, atingindo alunos da 1ª até a 5ª série. No ano de 1964 foi iniciada a construção de um barracão que se localizava nos fundos da capela e que, com o aumento do número de alunos, passou também a servir de sala de aula. O primeiro professor da escola foi o senhor Edgar Ricardo Wilde.
Com o passar dos anos, o aumento do número de alunos exigiu que se construísse um prédio adequado em forma e tamanho para atender as crianças em idade escolar, assim, em 10 de maio de 1970, é lançada a pedra fundamental do novo prédio da escola. Em junho do mesmo ano, teve a primeira das cinco salas inaugurada. Em 1976 aconteceu a inauguração e pavimentação da quadra esportiva. De 1962 a 1990 a escola oferecia apenas as séries iniciais do Ensino Fundamental. A primeira turma de formandos deste nível aconteceu em 1990.
Em 1987, com a ampliação da oferta para Ensino Fundamental Completo, tornou-se necessário aumentar o prédio da escola.  Como nas ocasiões anteriores, trabalhou-se em forma de mutirão e, em 12 de junho de 1988, aconteceu a inauguração de um novo conjunto de salas.
           Desde 1962 até os dias atuais, a Escola teve seis Diretores: Edgar Ricardo Wilde (1962 a 1993), Karin Blum Borniger (1994 a 2008), Katiúscia Raquel Dolvitsch Schwaab (2008 a 2015), Rangel Augusto Bredow (2015 a 2017), Viviane Cristina Franck (2018 a 2020) e Eltton Zielke (a partir de 2021).
            Hoje a escola conta com 346 alunos, distribuídos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Diante desse aumento, foram construídas duas novas salas de aula no ano de 2019 e em 2020 iniciadas as obras de construção de um novo prédio, que visa abrigar as instalações da Educação Infantil e futuro Ensino Médio.
A Mantenedora da escola é a Congregação Evangélica Luterana Redentor, cujo presidente atual é o Sr. Alexandre Aloys Matte Júnior.

Data de publicação: 10/03/2022

Créditos: Cássia C. Korndorfer