Homenagem aos 60 anos da Escola Machado de Assis.

A Câmara de Vereadores realizou no dia 09 de maio, às 19 horas, por requerimento da Vereadora Diana Spohr, uma reunião solene para homenagear a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis pelos seus 60 anos de fundação. A instituição foi representada pela atual diretora, Sra. Paula Magale Schneider e teve a presença de professores, funcionários e alunos. Esteve presente na solenidade o vice prefeito Joãozinho Lopes, representando o Executivo Municipal.

EMEF Machado de Assis: 60 anos Reconstruindo Aprendizagens

Em 1963, antes mesmo de Igrejinha se emancipar de Taquara e quando era bem menos povoada, foi construída uma escolinha, na “Estrada das Pedreiras”, que hoje se chama “Rua das Pedreiras”. O pequeno prédio de apenas duas salas de aula, um banheiro e uma secretaria, ficava ao lado de onde hoje é a Alfa Instaladora. O terreno onde construíram a escola fora emprestado pelo pai de uma menina deficiente, que tinha dificuldades para se deslocar ao “centro” para estudar, pois ela tinha paralisia infantil. Como ela estava na 1ª série (hoje 2º ano), o pai queria que ela estudasse mais perto de casa e então com ajuda de outro senhor, construíram uma pequena escola de madeira, que era chamada de “Brizoleta”. No dia da inauguração da escola, em março de 1963, esteve presente o governador Senhor Leonel de Moura Brizola (hoje falecido) e que doou o material para a construção da escola, através do governo do estado. Leonel Brizola foi quem inaugurou as Brizoletas em seu mandato, entre 1959-1963, sendo que ao todo foram mais de cinco mil educandários. No primeiro ano a escola teve uma única professora para atender os alunos da 1ª a 5ª série (hoje do 2º ao 6º ano), a senhora Maria Gallas. Devido a sua atuação no início da escola é que a nossa biblioteca recebeu o seu nome: “Biblioteca Maria Gallas”. Em 1964, outra professora passou a auxiliar a senhora Maria Gallas. Também neste ano Igrejinha se emancipou e a escola passou a denominar-se “Escola Municipal”. Em 1965 uma das professoras juntamente com os alunos escolheu o nome de um escritor brasileiro, para a escola, “Machado de Assis”. A partir de então, a escola passou a chamar-se Escola Municipal Machado de Assis. 5 No ano de 1978, a Escola contava com um quadro de seis professores e cento e dezoito alunos, e o antigo prédio já não comportava este contingente, o que obrigou a Escola a transferir sua sede para a Rua Cristoph Schäefer, número 65, onde se localiza até hoje. O acelerado crescimento populacional do Bairro 15 de Novembro fez com que a escola passasse por sucessivas ampliações a fim de atender a todas as crianças em idade escolar, e em 1984, atendendo aos anseios da comunidade, é autorizado o funcionamento da 6ª série neste estabelecimento, tornando esta instituição a primeira Escola pública sob jurisdição municipal a oferecer séries finais do antigo primeiro grau. E em 20 de dezembro de 1986 ocorreu a primeira formatura de primeiro grau da Escola, quando treze alunos concluíram a oitava série. No ano de 1998, passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis. Em 2013, a escola completou 50 anos de funcionamento: ocasião em que houve variada programação para marcar esta importante data, entre elas, a criação de um logo comemorativo, hora cívica e homenagem à escola na Câmara de Vereadores. A partir do ano de 2014, houve uma reorganização da EJA (atendimento noturno) visando melhores condições de aprendizagens e sua estruturação consta no regimento escolar. Atualmente, a escola denomina-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, e desenvolve suas atividades em três turnos (manhã, tarde e noite), oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Ensino Fundamental). A Escola é uma das mais antigas do município e sua história é marcada pela seriedade e pela qualidade do ensino. Busca-se enquanto escola manter e aprimorar metodologias, qualificar o grupo docente, conhecer e considerar as vivências de cada um, fazendo da escola um espaço de (re) construção de aprendizagens.
Hoje a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis localiza-se na Rua Cristoph Schaefer, 65, Bairro 15 de Novembro, Igrejinha. Está dividida, no corrente ano, em quatro turmas da Educação Infantil, sendo duas no turno da manhã e duas no turno da tarde. A escola atende cerca de 700 alunos divididos em três turnos: manhã, tarde e noite. No turno da manhã, a escola atende os anos finais do ensino fundamental e duas turmas da educação infantil. No turno da tarde a escola atende os anos iniciais do ensino fundamental e duas turmas da educação infantil. No turno da noite a escola oferece a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, divididos em ciclos;
A escola é composta por três pessoas na Equipe Diretiva: uma diretora e duas vices (dia e noite); A equipe pedagógica é composta por quatro pessoas;
O quadro de profissionais conta, em média com 80 pessoas entre professores, estagiários, auxiliares de serviços gerais, vigias, secretários, cozinheiras.
A Escola Machado de Assis tem como Filosofia: oportunizar a construção e a transformação do saber e do conhecimento, respeitando o individual e o coletivo, aprimorando os valores humanos, socioculturais e tecnológicos, valorizando a educação no presente para qualificar o futuro.

Data de publicação: 12/05/2023

Créditos: Cássia C. Korndorfer