Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (08), a Câmara de Vereadores de Igrejinha prestou homenagem à empresa Calçados Tabita pelos seus 55 anos de história. A proposição foi feita pelo vereador Neimar Parreira (PP), reconhecendo a expressiva trajetória da empresa e sua importância para o desenvolvimento do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Igrejinha, Leandro Höerle; do vice-prefeito, Juliano Müller de Oliveira; de secretários municipais; e de pessoas ligadas à empresa homenageada.
Em seu discurso, o vereador Neimar destacou a relevância e a seriedade da Calçados Tabita. “Cinquenta e cinco anos é um número expressivo. A história da Tabita se confunde com a de Igrejinha, que tem 60 anos. Elas cresceram juntas. É uma empresa que muito nos orgulha, que leva o nome da cidade, que empregou e emprega muitas pessoas. Muita gente já passou por lá, se aposentou trabalhando lá, guarda boas lembranças”, afirmou.
Os demais vereadores e o prefeito também enfatizaram, em suas falas, o papel da Tabita na economia local, relembraram histórias pessoais com a empresa e enalteceram o marco de mais de cinco décadas de atuação — agora com uma nova geração à frente do negócio, dando continuidade ao legado.
Ao final da solenidade, Ana Laura Ermel e Daniel Amorim, representantes da empresa, discursaram emocionados e agradecidos após ouvirem os depoimentos. Ana Laura relembrou que, desde criança, acompanhava o pai à fábrica e às feiras do setor, o que a inspirou a estudar moda e a ingressar na empresa. Já Daniel, sócio desde 2019, destacou que, mesmo estando há menos tempo na empresa, compreende a responsabilidade que assumiu e a dedicação necessária para manter o negócio saudável e sustentável, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento de Igrejinha e da região.
Sobre a Calçados Tabita
Fundada em 2 de janeiro de 1970, com a razão social "Ermel e Martens LTDA", a empresa iniciou suas atividades em um pequeno prédio de 60m², produzindo 50 pares de calçados de couro por dia. Os fundadores foram três irmãos e seu cunhado: João, Paulo e Aradi Ermel, e Olavo Martens (casado com a quarta irmã da família). Ao longo dos anos, outros três nomes se juntaram à diretoria: Elário e Adelar Martens (irmãos de Olavo) e Carlos Wallauer.
Em 1º de julho de 1981, a empresa passou a se chamar oficialmente Calçados Tabita LTDA, nome escolhido pela família fundadora, que sempre foi cristã, em referência a uma personagem bíblica também conhecida como Dorca: discípula de Jesus, costureira, generosa com os necessitados e ressuscitada por Pedro.
Até 1986, a sede da empresa ficava na Rua General Ernesto Dorneles. Nesse ano, foi transferida para o endereço atual, na Rua Benjamin Jung, Bairro Viaduto, onde ocupa uma área de 4.219m².
Em dezembro de 2019, a marca foi adquirida pelos novos sócios Marcos Ermel (filho do fundador João Ermel) e Daniel Amorim. Em 2020, durante a pandemia, a empresa comprometeu-se a não realizar demissões — promessa que foi cumprida. Além disso, ampliou seus negócios ao adquirir a marca Divalesi, especializada em calçados voltados para festas.
No mesmo ano, em 24 de setembro, a Tabita inaugurou sua primeira loja própria, localizada às margens da ERS-115, ao lado da fábrica, com o objetivo de apresentar sua coleção completa ao consumidor final. Até então, a empresa vendia exclusivamente para multimarcas. Em outubro, lançou seu e-commerce, expandindo as vendas da loja física para todo o território nacional.
Atualmente, a Calçados Tabita possui capacidade produtiva de 2.500 pares de calçados por dia e conta com 250 colaboradores diretos. Cerca de 50% da produção é destinada à exportação para mais de 30 países. No Brasil, os produtos estão presentes em todos os estados, em mais de 400 pontos de venda selecionados.