História e feitos do clube de serviços foram celebrados em Sessão Solene

Os 60 anos do Lions Clube Igrejinha, completados em 20 de setembro, foram celebrados em Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira (23). A homenagem destacou seis décadas de serviços prestados à comunidade e a contribuição do clube em diferentes áreas do município. A proposição foi apresentada pelos vereadores Patrícia Wallauer (PL), Eliton Freitag (MDB), Maxwel de Matos (PSB), Neidi Ione Roos Zeni (PP) e Neimar Parreira (PP).

A cerimônia reuniu membros do Lions e do LEO Clube Igrejinha, além do prefeito Leandro Hörlle, do vice-prefeito Juliano Müller de Oliveira, do secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dirceu Linden Junior, e de representantes de diversas entidades. A noite foi aberta com apresentações culturais tradicionalistas, em referência à fundação do clube, que coincide com o Dia da Revolução Farroupilha.

Em seus pronunciamentos, parlamentares e representantes do Executivo relembraram a trajetória do Lions e ressaltaram sua parceria com outras entidades locais. O prefeito e o vice enfatizaram que o clube está presente desde o primeiro ano de emancipação de Igrejinha, reforçando que o trabalho voluntário realizado por seus integrantes contribuiu para o reconhecimento da cidade como Capital Estadual do Voluntariado.
 
Representando o clube homenageado, o diretor social do Lions Clube Igrejinha, Rumaldo Bloss, associado há 39 anos, agradeceu a distinção. “É muito importante para o clube, porque nos motiva ainda mais. Quando a Oktober começou, o prefeito Lauri Krause pediu o apoio do Lions e desde então estamos presentes. Eu não nasci em Igrejinha, mas construí minha vida aqui, também com o Lions. A gente ama fazer parte e se motiva vendo novos integrantes entrando no clube”, destacou.

O presidente do Lions Clube Igrejinha, Fabricio Schwarz, também se pronunciou. “São 60 anos de história, e essa homenagem é para nós e principalmente para os fundadores, que tiveram a ideia de criar um clube de serviço em nossa cidade. Nosso papel é dar continuidade a esse legado para que, daqui a 40 anos, outros representantes possam receber uma homenagem pelos 100 anos. Só quem participa do movimento voluntário entende sua importância para a comunidade e para o mundo, pois é um movimento internacional.  Só a gente sabe o que é fazer uma campanha da visão e poder dar a uma criança a oportunidade de ver o mundo de uma maneira diferente”, pontua destacando uma das ações mais tradicionais realizadas pelo Clube que é de consultas oftalmológicas e doação de óculos.
 
 
Sobre o Lions Clube Igrejinha
 
 
O Lions Clube foi fundado em outubro de 1917 em Oak Brook, Illinois, nos Estados Unidos e é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. O Lions Clube Igrejinha foi fundado em 20 de setembro de 1965, atuando como entidade social e de voluntariado, desenvolvendo campanhas comunitárias, atuação tradicional em projetos nas áreas de saúde, assistência social, eventos beneficentes, ações ambientais, ajuda social e mobilização local quando há necessidades. 
 
Realiza diversas campanhas, entre elas a doação de roupinhas de bebê para hospital durante o ano, participação na feijoada beneficente da APAE, varal solidário (doação de peças de roupas), churrasco de verdade no Lar Padilha, doação de guarda-chuvas para escolas municipais, triagem da visão com testes de acuidade visual em alunos da rede municipal, brechós beneficentes, campanhas de Natal (doação de cestas com produtos para a ceia), doação e empréstimo de materiais ortopédicos e cadeiras de rodas, doação de cachorros-quentes na Oktoberfest de Igrejinha e no Mateartchê para alunos das escolas públicas. 
 
Além disso, mantém ativo há 37 anos o LEO Clube Igrejinha, uma organização de serviço voluntário juvenil, fundada em 16 de outubro de 1988, que tem como missão formar jovens líderes por meio do trabalho voluntário. Atua em diversas áreas como cultura, meio ambiente, educação, saúde etc., sempre com foco em beneficiar a comunidade local, participam os jovens entre 12 e 30 anos que queiram se envolver em ações sociais, desenvolver habilidades pessoais e contribuir localmente.

Data de publicação: 25/09/2025

Créditos: Lidiani Lehnen