Padronização dos hidrantes é pauta em Comissão da Câmara

Na quarta-feira (28), a Comissão de Educação, Cidadania, Segurança e Direitos Humanos da Câmara de Igrejinha realizou uma reunião para tratar da padronização dos hidrantes do município. Estiveram presentes representantes da Corsan, dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha e da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente
Segundo o fiscal de Loteamentos e Obras do Departamento de Operações Metropolitanas da Corsan Marlon da Costa, o regramento da Corsan é semelhante ao dos Bombeiros, estabelecendo um hidrantes no raio de 300 metros. A medida segue os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza inclusive hidrantes subterrâneos, que não ocupam espaço na calçada e facilitam o acesso. Porém, de acordo com Costa, com determinação do município, a Corsan pode utilizar o hidrante estilo americano (poste).
A arquiteta da Secretaria de Planejamento de Igrejinha, Ani Wilhelms, destacou que o projeto de água não passa pela aprovação do município. Por isso, é necessária uma observação maior por parte da concessionária em relação às normativas de Igrejinha. "Hoje a legislação municipal estabelece hidrantes em 150 metros. Sugiro a análise para o Plano Diretor que já está sendo estudado para atualização", ressalvou.
Na ocasião, o diretor da Corsan de Igrejinha, Nadir Albino Becker Konrath, informou que em todos os bairros há hidrantes, sendo um total de 32. De acordo com ele, em pelo menos 80% dos loteamentos foram instalados hidrantes. Konrath comprometeu-se a analisar com os Bombeiros formas de atender às demandas do município, sem prejudicar a rede.
Conforme o comandante dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha, Joni Rodrigo Feltes, o hidrante de poste permite uma vazão maior de água, facilitando o controle de incêndios. Para ele, o modelo subterrâneo (que atualmente existe) não permite o uso de mangueiras de tamanhos maiores, o que dificulta o combate às chamas. O comandante sugeriu uma parceria entre os Bombeiros e a Corsan para que seja realizada uma capacitação específica para utilização dos hidrantes.
Já o vereador Juliano Müller (PSB), que foi o proponente do debate, destacou a importância da comunicação entre os órgãos para definir o novo formato de ocupação urbanística do município e as normas para colocação dos hidrantes, criando um sistema eficiente que atenda à comunidade.
O progressista Clóvis Werb enfatizou que todo trabalho inicia na identificação dos hidrantes já existentes em Igrejinha, especialmente nos locais mais afastados. Werb propôs que a Defesa Civil acompanhe os trabalhos e solicitou que a Comissão acione o Executivo para que, por meio do Conselho Municipal de Trânsito (COMTRA), realize a sinalização de proibição de estacionamento nos locais em que há hidrantes instalados.

Data de publicação: 03/12/2018

Créditos das Fotos: Eduardo Pereira